Banco central russo prepara nova lei para atuar focada em Bitcoin

Banco central russo prepara nova lei para atuar focada em Bitcoin

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O banco central da Rússia está preparando nova legislação focada em bitcoin e outras moedas digitais.

Embora o plano ainda não esteja definido, os relatórios indicam que o Banco da Rússia está planejando reconhecer as criptomoedas como bem digitais, claro que com uma devida aplicação de impostos. A legislação também incluí uma forma do governo “vigiar” e regular o mercado interno.

De acordo com as fontes de notícias Bloomberg e RBC, os detalhes saíram de uma audiência parlamentar na qual Olga Skorobogatova, vice-governadora do Banco da Rússia, discutiu a implantação da nova lei.

Skorobogatova, no dia 25 de maio, disse que a lei poderia ser implantada na legislatura nacional já no próximo mês.

Embora nenhuma ata da reunião de 25 de maio tenha sido disponibilizada, ambas fontes citaram comentários da Skorobogatova no ano passado, quando pediu algum tipo de tributação e reconhecimento legal as criptomoedas.

As criptomoedas “devem ser regulamentadas, porque os volumes de negociações estão aumentando ano após ano. Se as pessoas estão envolvidas nisso, elas precisam pagar impostos por isso, e temos que entender claramente como controlar essa atividade”, disse Skorobogatova, como relatado pela Bloomberg.

Em abril, surgiu a idéia de que uma nova lei estivesse a caminho, mas os comentários internos do governo, mostravam que levaria mais tempo do que inicialmente previsto.

Aqueles que acompanham as noticias do Bitcoin nos últimos dois anos saberão que a Rússia vem se aproximando cada vez mais de algum tipo de estrutura legislativa para as moedas digitais.

Inicialmente, o governo pareceu adotar uma posição dura em relação as criptomoedas chamado-as de “substitutos do dinheiro”. Em certo ponto, as autoridades russas disseram publicamente que cidadãos envolvidos com criptomoedas, iriam responder por crimes associados à tecnologia.

Essa posição foi amplamente atenuada nos últimos meses, acompanhada de crescente entusiasmo pela blockchain entre os funcionários do Banco da Rússia e o próprio governo.

Guia do Bitcoin