Banco Central Europeu também demonstra resistência à Libra

Banco Central Europeu também demonstra resistência à Libra

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A criptomoeda Libra, que ainda está para ser lançada, pode criar um precedente perigoso e não pode ser permitido em um vácuo regulamentar, segundo Benoit Coeure, diretor do Conselho Executivo do Banco Central Europeu.

“Está fora de questão permitir que eles se desenvolvam em um vazio regulatório para as atividades de serviços financeiros, é muito perigoso”, disse Coeure em uma entrevista para o site Bloomberg.

O BCE, por meio de vários diretores, expressou preocupação de que as criptomoedas e a criação de um sistema financeiro alternativo acabem sabotando a política monetária do banco central. O Facebook poderia potencialmente atingir bilhões de usuários em todo o mundo, contornando os bancos para criar um sistema de pagamento próprio.

Embora cada criptomoeda Libra seja apoiada por fiduciárias, ela também ignoraria os controles de capital e poderia alterar significativamente os fluxos de fundos internacionalmente.

A Libra está sendo criticada por uma série de reguladores internacionais. O que eles argumentam é bem parecido com o que sempre foi falado do Bitcoin e outras criptos. Entre as principais argumentações está a lavagem de dinheiro e usos ilícitos. A Fundação Libra diz que estava preparada para essas críticas, por isso anunciou a criptomoeda com tanta antecedência, para ter o tempo necessário para diálogos regulatórios.

O Banco Central Europeu não é totalmente contra a ideia de criptomoedas. Já em 2016, o banco testou a blockchain do Bitcoin (BTC), mas concluiu que o ativo é muito lento para realizar transações em escala internacional a ponto de ser útil aos bancos comerciais.

Mais tarde, o BCE desencorajou a Estônia a lançar o Estcoin, afirmando que o país era parte da zona do euro e não poderia estabelecer a política monetária de forma independente.

Como dissemos o BCE não é o único órgão a demonstrar resistência a criptomoeda Libra. Autoridades da Europa e Rússia não se mostraram entusiasmados com a ideia da criptomoeda Libra, já entidades dos EUA chegaram a pedir uma moratória do desenvolvimento.

Infelizmente, parece que a preocupação desses órgãos reguladores parte exclusivamente do medo da Libra tirar os poderes do Banco Central. O fim do poder dos bancos centrais é algo que pode ser comemorado pela parte da comunidade de criptomoedas que apoiam o lado libertário da moeda.

Porém, vale lembrar que a Libra será uma moeda completamente centralizada e controlada de perto pelas empresas que fazem parte do Consórcio Libra.

Veja também: Se a alta continuar eu vou ter que comprar Bitcoin, diz famoso investidor

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais:

Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin

Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/