Banco Central do Libano deve criar sua própria “criptomoeda estatal”

Banco Central do Libano deve criar sua própria “criptomoeda estatal”

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Sr. Riad Salamé, governador do banco central do Líbano, Banque Du Liban (BDL), disse a uma reunião no Beirute, que o governo do país está examinando uma possível criptomoeda respaldada pelo Estado. O Sr. Salamé também comentou sobre o Bitcoin e o futuro das moedas digitais no Líbano.

Governador acredita que moedas virtuais terão um papel proeminente no futuro

Zawya da Thomson Reuters reimpresso do Daily Star, um jornal libanês, citando o Banque Du Liban Governor, H.E. Sr. Riad Salamé, chefe do banco central do Líbano.

O Sr. Salamé disse que entende “que a moeda eletrônica desempenhará um papel proeminente no futuro”.

 

O Sr. Salamé expandiu a idéia de uma futura moeda digital respaldada pelo estado. O artigo parafraseia a proposta do chefe do banco central, “a nova moeda digital será abrangida pela lei libanesa e será monitorada pela BDL. Mas o governador não deu nenhuma indicação de como a nova moeda seria introduzida no Líbano”.

Apesar da iniciativa, Bitcoin ainda é proibido no Líbano

O governador do BDL comentou a questão da criptomoeda mais popular do mundo, o Bitcoin, reiterando “sua oposição ao uso do bitcoin no Líbano, porque não está bem regulamentado”, resumiu o Daily Star. De acordo com o artigo, o chefe do banco central também observou que “bitcoin e moedas similares são uma grande ameaça para o consumidor e sistemas de pagamento”.

“Essas criptomoedas não são moedas, mas sim uma mercadoria cujos preços sobem e caem sem qualquer justificação”, advertiu o Sr. Salamé. “Por esta razão, a BDL proibiu o uso dessa moeda no mercado libanês”.

Voltando à questão de uma criptomoeda respaldada pelo Estado, ele prevê que uma “moeda digital será emitida pela BDL e estará disponível nos próximos anos”.

O objetivo da arquitetura financeira do Banco Central visa garantir a estabilidade da moeda nacional e proteger a economia libanesa.
Embora a cabeça do BDL sinta claramente moedas como o bitcoin são uma ameaça para os usuários, ele não se sente da mesma forma em relação a tais moedas desafiando o papel fiat da nação. O Sr. Salamé acredita que “não há ameaça contra a libra libanesa graças aos US$ 43,5 bilhões em reservas estrangeiras detidas pela BDL”, afirma o jornal Daily Star.

“O objetivo da arquitetura financeira do Banco Central visa garantir a estabilidade da moeda nacional e proteger a economia libanesa”, assegurou.

Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Página Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/