Banco Central de Singapura utilizará Ethereum para digitalizar sua moeda nacional

Banco Central de Singapura utilizará Ethereum para digitalizar sua moeda nacional

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Autoridade Monetária de Singapura (MAS), o banco central do país e o regulador financeiro, lançou um novo relatório detalhando o Projeto Ubin, uma iniciativa desencadeada no ano passado, visando o desenvolvimento de uma forma tokenizada do dólar de Cingapura (SGD) em um livro contábil distribuído, Blockchain.

O Projeto Ubin começou em novembro de 2016 quando o MAS anunciou uma parceria com a R3 para desenvolver uma prova de conceito para realizar pagamentos interbancários facilitados pela tecnologia blockchain.

MAS disse que o objetivo aqui era entender melhor a Blockchain e seus benefícios potenciais através da experimentação prática. Observou que os “tokens emitidos pelo banco central digital” poderiam permitir o desenvolvimento de alternativas mais simples e mais eficientes aos sistemas atuais.

Na Fase 1 do Projeto Ubin, que decorreu entre novembro e dezembro de 2016, o projeto foi alavancado no Sistema de Pagamento Eletrônico MAS do MAS (MEPS +), um Sistema de Liquidação Bruta em Tempo Real (RTGS) do MAS, para emitir fundos em um livro de contas distribuído.

Uma Blockchain baseada em Ethereum foi projetada para interagir com o sistema MEPS + RTGS existente, o que permitiu um protótipo de transferência integrada. O protótipo foi testado quanto à capacidade de transacionar 24/7, resiliência contra pontos únicos de falha e a pontualidade dos assentamentos.

A conclusão bem-sucedida da Fase 1 foi anunciada em março de 2017.

O Projeto Ubin será implementado em múltiplas fases, começando com a tecnologia Blockchain para pagamentos domésticos. Além disso, o projeto incidirá sobre liquidação de títulos e pagamentos transfronteiriços, diz o relatório.

O Projeto Ubin é administrado em parceria entre o MAS e o R3 com a participação de várias instituições financeiras e bancos, incluindo o Bank of America Merrill Lynch, o Credit Suisse, o DBS Bank, Hong Kong e Shanghai Banking Corporation Limited, JP Morgan e Singapore Exchange, entre outras.

O Projeto Ubin foi inspirado por um projeto similar chamado Projeto Jasper, que foi realizado no Canadá entre março e junho de 2016 em parceria com a R3, o Banco do Canadá, Payments Canada e cinco bancos membros do R3 no mercado canadense. Em particular, a arquitetura, o código e as lições aprendidas com o Projeto Jasper foram aplicadas ao Projeto Ubin, como diz o relatório.

“O Projeto Ubin foi concebido como uma oportunidade para Singapura assumir um papel de liderança na pesquisa sobre moeda do banco central em um livro-razão distribuído e em moedas digitais do Banco Central (CBDCs)”, diz o relatório. “Cingapura pode ser o primeiro grande centro financeiro da Ásia a explorar plenamente os benefícios da tecnologia de livros contábeis distribuídos em um amplo conjunto de aplicações transformadoras”.

MAS disse que planeja disponibilizar os protótipos desenvolvidos e proporcionar oportunidades para estudantes e profissionais que trabalham para obter experiência prática no desenvolvimento de aplicações do mundo real com a tecnologia blockchain. Isso poderia ser feito através de hackathons organizados em colaboração com instituições terciárias.

Via: coinjournal.net
Tradução: Guia do Bitcoin