Banco central de Hong Kong desiste de lançar sua própria criptomoeda

Banco central de Hong Kong desiste de lançar sua própria criptomoeda

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA), o banco central da região, atualmente não tem planos de emitir uma moeda digital do banco central (CBDC), disse uma autoridade governamental de alto escalão na quarta-feira.

Durante uma reunião do conselho com legisladores em Hong Kong, Joseph Chan, secretário interino dos serviços financeiros e do tesouro, disse que a pesquisa do HKMA sobre o assunto levou a acreditar que um CBDC seria menos útil em Hong Kong em comparação com outras jurisdições.

Chan disse aos legisladores:

“O HKMA realizou uma pesquisa sobre o CBDC. Ao mesmo tempo, o HKMA observa que os benefícios do CBDC e seus ganhos de eficiência dependerão das circunstâncias reais de uma jurisdição. No contexto de Hong Kong, a já eficiente infra-estrutura de pagamento e serviços fazem da CBDC uma proposta menos atraente. A HKMA não tem planos de emitir CBDC nesta etapa, mas continuará monitorando o desenvolvimento internacional. “

Um representante da HKMA também confirmou a declaração do secretário em exercício, mas não divulgou mais detalhes sobre a pesquisa da agência sobre o assunto.

No entanto, a resposta de Chan marca uma atualização notável nas explorações da HKMA de um protótipo CBDC como parte de seu esforço mais amplo para avaliar o potencial da tecnologia de contabilidade distribuída.

Em abril do ano passado, a HKMA revelou pela primeira vez, em resposta aos legisladores, que a autoridade bancária iniciou “pesquisas e um trabalho de prova de conceito sobre a moeda digital do banco central”.

A HKMA disse na época que a primeira fase do estudo esperaria ser feita até o final de 2017, com base na qual a autoridade decidiria a ação apropriada a seguir.

As últimas observações vieram como uma resposta a uma questão levantada pelo legislador Denis Kwok em 18 de maio. Segundo um documento divulgado na época, Kwok estava buscando uma resposta do governo sobre se consideraria a emissão de um CBDC em uma tentativa de manter o vantagem competitiva da cidade na inovação financeira.