Banco Central da Ucrânia: “Bitcoin não é uma moeda nem um instrumento de pagamento”

Banco Central da Ucrânia: “Bitcoin não é uma moeda nem um instrumento de pagamento”

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Banco Nacional da Ucrânia (NBU) revelou sua posição contra moedas digitais como Bitcoin, em um momento em que está desenvolvendo um quadro legal para regulamentar criptografias no país.

O vice-presidente do Banco central da Ucrânia, Oleg Chury, revelou que a NBU não reconhecerá criptomoedas para negócios. O funcionário estava falando no Fórum Financeiro da Ucrânia quando ele também afirmou que as criptomoedas não serão reconhecidas como um método legal de pagamento na Ucrânia, ao contrário do Japão.

Nas citações relatadas pela publicação regional FinClub, o funcionário do Banco central declarou:

“Podemos dizer que isso definitivamente não é uma moeda, porque não existe um emissor central. E não podemos reconhecer isso como um meio de pagamento”.

O Banco Central acrescentou que as criptomoedas descentralizadas não são vistas como uma ameaça para os bancos centrais enquanto afirmam que são suscetíveis a fraudes.

“Os reguladores mundiais não estão preocupados com qualquer ameaça de criptomoeda por causa de seu pequeno volume, eles só estão preocupados com o fato de que as pessoas podem perder dinheiro devido a fraude (investindo neles)”, acrescentou Chury.

As declarações são semelhantes às feitas pelo chefe-executivo da JP Morgan e observaram o momento crítico do Bitcoin, Jamie Dimon, que recentemente afirmou que “quanto maior valor as criptomoedas obtiverem, mais governos vão fechá-los”.

Em novembro de 2015, Dimon disse que Bitcoin “é como 2 bilhões ou 3 bilhões” de dólares e comparou isso com a JP Morgan, que ele afirmou que “move 6 trilhões de dólares por dia”. “Então, você tem que [colocá-lo em perspectiva]”, declarou Dimon , depreciando o Bitcoin. O limite de mercado total de todos os Bitcoins minerados atualmente valem mais de US$ 62 bilhões. Se o Bitcoin fosse resumido como uma métrica M1 (dinheiro limitado ou fonte de dinheiro líquido), classificaria em 46 na lista global entre Israel e Filipinas, de acordo com dados da CIA.

Os comentários de Chury chegam num momento em que o Banco Nacional da Ucrânia revelou publicamente que estava trabalhando no sentido de desenvolver uma estrutura definitiva para a legalidade e o futuro regulatório das criptomoedas no país.

Fonte: Cryptocoinsnews.com
Tradução: Guia do Bitcoin

É importante se manter informado todos os dias, siga nossos canais oficiais:

Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/