Banco Central da Rússia propõe classificar o Bitcoin como um “bem digital” e regulamentar seu uso

Banco Central da Rússia propõe classificar o Bitcoin como um “bem digital” e regulamentar seu uso

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Banco Central da Rússia propôs a classificação de criptomoedas, incluindo o Bitcoin, como bens digitais para fins fiscais, de acordo com as publicações locais. O projeto de proposta está previsto para um mês.

Classificando o Bitcoin como um bem digital

A vice-governadora do Banco Central da Rússia, Olga Skorobogatova, revelou na quinta-feira que o banco propôs a classificação de criptomoedas, incluindo bitcoin, como bens digitais para fins fiscais. Sputnik International informou-a dizendo:

“Dois meses atrás, realizamos uma reunião com ministérios e organizações … sobre como classificar criptomoedas que não são pertinentes ao estado, que são de fato utilizados na Rússia. Propomos tratá-los como bens digitais, usar a legislação de bens digitais, com certas alterações em impostos, controle e manutenção de registros.”

De acordo com Skorobogatova, a proposta foi apoiada por todos os ministérios, e o banco central está planejando entregar o primeiro rascunho da regulamentação em um mês. A proposta segue sua promessa, em fevereiro, de que o banco central decida se as moedas digitais são consideradas ativos, reserva ou títulos até meados de 2017.

A necessidade do Banco Central de controlar o Bitcoin

De acordo com a RBC, um dos principais grupos de mídia russos com sede em Moscou, o banco central alega que eles precisam controlar as criptomoedas na Rússia ou elas podem rapidamente se tornar uma ameaça.

A partir do fato de que as moedas digitais não são apoiadas por reservas de ouro e não são controladas pelo Estado, o vice-governador disse que eles podem levar à “instabilidade nos mercados financeiros” mais cedo ou mais tarde.

Ela então observou que os volumes de negociação de criptomoeda na Rússia aumentaram desde o ano passado, e disse (vagamente traduzido):

“Se as pessoas estiverem envolvidas nisso, terão de pagar dinheiro por isso. E devemos entender como controlar essas atividades.”

A luta da Rússia para controlar as criptomoedas

A postura oficial do governo sobre as criptomoedas tem sido objeto de constante debate há anos. Começando com uma postura muito rigorosa favorecendo a criminalização, os legisladores russos tornaram-se mais indulgentes ao longo do tempo à medida que os benefícios da tecnologia blockchain se tornaram evidentes no país.

Em dezembro de 2016, Vadim Kaluhov, Diretor de Tecnologia Financeira, Projetos e Gerenciamento de Processos do Banco da Rússia, alertou o governo contra o uso de medidas excessivas. Ele informou que, se os regulamentos forem muito rígidos, as transações de criptoconversão se moverão para fora da Rússia. “Ao empurrar o processo de intercâmbio para fora do país, na verdade, diminuir o nível de segurança e estabilidade”, ele detalhou.

Em janeiro, o vice-ministro das Finanças, Alexey Moiseev, disse a repórteres que o banco central e o Serviço Federal de Monitoramento Financeiro estavam assistindo bitcoin. Eles não acham que seja uma ameaça. Em abril, ele anunciou que o país estava considerando o reconhecimento da moeda digital em 2018 para combater a lavagem de dinheiro.

Este mês, o maior varejista on-line da Rússia, Ulmart, anunciou que começará a aceitar pagamentos bitcoin em setembro.

Enquanto isso, o volume de negócios tem crescido de forma constante. A Localbitcoins, a plataforma de negociação mais popular na Rússia, mostra que o país tem o segundo maior volume comercial, atrás apenas da China. A Rússia tem visto mais de 400 milhões de rublos de negociação, ou mais de US$ 7 milhões de dólares em volumes semanais por três semanas em uma fileira.

Você acha que o Bitcoin deveria ser regulamentado e os Bancos Centrais terem alguma influência e controle sobre ele? Deixe sua opinião abaixo.

Quer aprender mais sobre Investimentos Digitais? Siga-nos em nossos canais:

Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Linkedin: https://www.linkedin.com/company-beta/16221556

Via: Guia do Bitcoin