Banco Central da Rússia está desenvolvendo uma “moeda digital nacional”

Banco Central da Rússia está desenvolvendo uma “moeda digital nacional”

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Banco Central da Rússia está testando uma série de pilotos de moeda digital para o desenvolvimento de uma “moeda digital nacional”.

Falando no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo de 2017, a vice-presidente do banco central da Rússia, Olga Skorobogatova, declarou, em uma revelação significativa, que o regulador está trabalhando em uma moeda digital nacional.

De acordo com um relatório da TASS, a maior agência de notícias da Rússia, a Skorobogatova vê a criptomoeda nacional como o futuro e afirmou que é meramente uma questão de tempo até que países do mundo adotem “moedas digitais nacionais”.

Ela afirmou:

“Reguladores de todos os países concordam que é hora de desenvolver criptografia nacionais, este é o futuro. Todo país decidirá em prazos específicos. Após nossos projetos-piloto, entenderemos o sistema que poderíamos processar em nosso caso para nossa moeda nacional.”

Baseada em uma Blockchain Híbrida?

Como a CCN relatou em abril de 2016, os primeiros comentários públicos de Skorobogatova sobre uma moeda digital nacional sugeriram uma “rede híbrida de protocolos de blocos públicos e privados” para criar um livro gerado unificado que levasse a uma moeda digital nacional.

Embora os detalhes dos pilotos da moeda digital atualmente estejam escassos, é notável que o Banco da Rússia já tenha desenvolvido e testado um protótipo de Blockchain interbancários com a Ethereum em 2016. Intitulado ‘MasterChain‘, o protótipo de Blockchain contou com a participação dos maiores bancos da Rússia no projeto piloto no setor financeiro, desenhando especulações de uma plataforma de mensagens financeiras SWIFT para os bancos russos, operada pelo banco central.

A Skorobogatova liderou especificamente um esforço de estabelecer um grupo de trabalho de Blockchains apoiado pelo banco central em fevereiro de 2016, para pesquisar e explorar aplicações da tecnologia descentralizada, levando finalmente a ‘MasterChain’.

‘Legalize o Bitcoin’

Falando no mesmo evento hoje, Herman Gref – o CEO do maior banco da Rússia, o Sberbank, pediu a legalização das criptomoedas. O executivo bancário já criticou as iniciativas de Moscou, através do Ministério das Finanças, para proibir o bitcoin no passado.

Gref diz ser um bitcoiner e tem falado publicamente sobre ser um investidor em bitcoin.

Vamos aguardar os próximos capítulos…

Participe da nossa enquete sobre o uso de “Moedas digitais” de Bancos