Banco Central da Romênia aprova aquisição da Twispay por Elrond

Banco Central da Romênia aprova aquisição da Twispay por Elrond

By Benson Toti - min. de leitura

Elrond poderia explorar a emissão de cartões de débito habilitados para criptmoedas, bem como stablecoins, DeFi e NFTs.

O Banco Central da Romênia aprovou a aquisição da Twispay pela Elrond, um provedor de serviços financeiros também licenciado para emitir dinheiro eletrônico.

A aprovação significa que Elrond agora pode alavancar a licença de dinheiro eletrônico para trazer a tecnologia baseada em blockchain para a evolução das finanças digitais da Europa, disse o CEO da plataforma, Beniamin Mincu, em comunicado.

“Esta decisão histórica do Banco Central da Romênia abre a porta para os cidadãos da UE, e em breve para todos em todos os lugares, se beneficiarem significativamente do valor que flui com tempos de liquidação quase instantâneos, a custos 100 vezes menores, com total transparência e maior confiabilidade”, ele disse.

Twispay, que opera sob autorização do Banco Nacional da Romênia, posicionou-se estrategicamente como uma solução de pagamento chave com serviços que integram várias moedas fiduciárias e opções de pagamento.

É também um grande player no espaço de comércio eletrônico, com regras de passaporte que lhe conferem presença no bloco do EEE (União Europeia, Islândia, Liechtenstein e Noruega).

A Elrond busca aprimorar a utilidade dessa estrutura de transferência de valor comprovada e regulamentada e levá-la à sua conclusão natural, complementando-a com uma tecnologia blockchain que é rápida, escalável e barata”, explicou Mincu ainda.

Elrond mira cartões de débito cripto, DeFi e NFTs

A aquisição da Twispay, um dos principais membros da Visa e da Mastercard na emissão de cartões e no envolvimento do comerciante, também pode ser fundamental para o outro objetivo de Elrond – explorar a emissão de cartões de débito vinculados a criptomoedas.

Também seria possível o trabalho de Elrond para explorar a licença de e-money com um marco regulatório legal para desenvolver e emitir stablecoins. Outras tecnologias que a equipe espera explorar incluem novos projetos de finanças descentralizadas (DeFi), tokens não fungíveis (NFTs) e aplicativos Web3.

A Elrond, que recentemente também adquiriu a plataforma de pagamentos Utrust, anunciou pela primeira vez planos para adquirir a Twispay em outubro de 2021. Nos últimos meses, a plataforma blockchain diz que trabalhou em estreita colaboração com as autoridades relevantes para garantir o processo legal, fiscal e financeiro de concluir a aquisição está acima da placa.

As conversas incluíram, portanto, a contribuição do banco central romeno, da empresa de auditoria Deloitte e da Reff & Associates.

Os termos financeiros do negócio não foram divulgados.