Autoridade fiscal do Reino Unido apreende NFTs em caso de fraude

Autoridade fiscal do Reino Unido apreende NFTs em caso de fraude

By Benson Toti - min. de leitura

A apreensão é a primeira envolvendo NFTs no Reino Unido, disse o HMRC.

A autoridade fiscal do Reino Unido, a HM Revenue and Customs (HMRC), anunciou a apreensão de três tokens não fungíveis (NFTs) ligados à fraude de evasão fiscal.

De acordo com o HMRC, o caso está ligado à fraude ao IVA e é a primeira vez que a polícia do Reino Unido prendeu pessoas e apreendeu NFTs.

A polícia teria detido três indivíduos depois que as investigações mostraram uma rede de evasão fiscal envolvendo £ 1,4 milhão (aproximadamente US $ 1,8 milhão) em imposto sobre valor agregado. Os suspeitos, acrescentou o relatório, usaram identidades falsas e cometeram a fraude por meio de 250 empresas falsas.

A apreensão é “um aviso para quem pensa que pode usar criptoativos para esconder dinheiro do HMRC”, disse Nick Sharp, vice-diretor de crimes econômicos.

A notícia chega quando as autoridades aumentam sua batalha contra o uso potencial de criptoativos em atividades ilegais, com investigações recentes resultando na apreensão de milhões de libras em criptomoedas supostamente ligadas à evasão fiscal e lavagem de dinheiro.

Sharp acrescentou:

"Nós nos adaptamos constantemente às novas tecnologias para garantir que acompanhamos a forma como os criminosos e evasores procuram esconder seus bens."

A agência fiscal também apreendeu 5.000 libras em outros ativos digitais.