Autonomia/Responsabilidade – Isso não é uma recomendação de investimento!

Autonomia/Responsabilidade – Isso não é uma recomendação de investimento!

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Olá! É muito comum lermos ou vermos um “disclaimer” em vários textos, vídeos e podcasts sobre criptomoedas que seguem mais ou menos assim:

“Essa mídia é meramente informativa e não é uma recomendação de investimento, o mercado de criptomoedas/tokens/ICOs é bastante volátil e você deve pesquisar e decidir por si mesmo em que investir, especialmente em mercados de alto risco”.

Para além da questão jurídica óbvia, para que alguém não possa ser responsabilizado pelas decisões de terceiros, eu gostaria de propor que esse disclaimer tem também uma função educativa mais importante do que meramente servir como garanta jurídica de não ser processado por eventuais perdas advindas de más decisões específicas de investimentos da parte de qualquer pessoa.

Deveria ser óbvio dizer que as criptomoedas têm como princípio subjacente uma maior liberdade e autonomia financeira em razão de sua própria natureza. O lado inerente disso é dizer que as pessoas que valorizam e investem nesse tipo de tecnologia deverão ser mais responsáveis por suas próprias decisões do que num ambiente mais controlado artificialmente.

Questões de segurança são bastante importantes nesse quesito, por exemplo, mas a própria “entrada” nesse mercado pressupõe uma visão mais madura da autonomia e responsabilidade individual do investidor face às oportunidades e riscos de um mercado novo e disruptivo.

A liberdade financeira pela qual lutamos desemboca numa autonomia e responsabilidade que envolve o tomarmos as rédeas de nosso destino em nossas mãos e em não termos a quem “culpar” quando e se algo der errado m função do risco que assumimos em busca de nossos ideias.

É claro que há pessoas que tentam “induzir” ou mesmo “ludibriar” outras pessoas a investir dinheiro em torno de todo tipo de golpe financeiro, mas a educação financeira mínima necessária para se entender as criptomoedas já deveria, pela sua própria essência, filtrar qualquer pessoa com uma postura menos independente e autônoma como potencial investidora nessa área.

Não sou contra a formalização do disclaimer da parte de quem deseja se resguardar de problemas, e creio que dadas algumas circunstâncias é prudente e recomendável assim proceder, mas gostaria que todos os leitores tivessem  plena consciência de que no mundo das criptomoedas estamos livres para seguir nossas decisões e para sermos responsáveis por elas, somos livres, inclusive, para não seguirmos quaisquer cartilhas predeterminadas por uma mentalidade que não responda por suas atitudes em função das possibilidades e dos riscos que certos investimentos incluem.

Que essa disrupção traga autonomia e responsabilidade a pessoas que saibam o que estão fazendo e assumam os riscos de suas escolhas na luta pela vivência prática de seus ideias de liberdade financeira.

Ezequiel Gomes

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/