Austrália vai reconhecer o Bitcoin como dinheiro e proteger empresas de Bitcoin, isentando de impostos

Austrália vai reconhecer o Bitcoin como dinheiro e proteger empresas de Bitcoin, isentando de impostos

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Bitcoin será tratado como dinheiro na Austrália até o dia 1º de julho de 2017 e estará isento de imposto sobre bens e serviços (GST). Os comerciantes e investidores de Bitcoin não serão tributados pela compra e venda da Bitcoin por meio de bolsas e plataformas de negociação regulamentadas.

Nos últimos dois anos, o mercado de câmbio australiano Bitcoin caiu significativamente atrás de mercados em crescimento como a Coréia do Sul e Japão, que controlam mais da metade da participação de mercado global da Bitcoin.

Dois fatores principais que dirigiram startups, bolsas e negócios que tratam Bitcoin e outras moedas digitais na Austrália, para longe do país, onde a terminação de serviços bancários por bancos Australianos principais devido a seu caráter “anti-concorrencial” e a dupla tributação do Bitcoin sendo resolvida pelo australiano governo.

No entanto, a partir do dia 1 de julho de 2017, a tributação dupla e a tributação de mercadorias e serviços sobre Bitcoin serão isentas. Em seu orçamento de 2017 a 2018 para “Apoio à inovação e FinTech“, o governo australiano escreveu:

“O governo tornará mais fácil para os novos negócios de moeda digital inovadora operarem na Austrália. A partir do dia 1 de julho de 2017, as compras de moeda digital deixarão de estar sujeitas ao GST, permitindo que as moedas digitais sejam tratadas como o dinheiro para fins de GST.”

Atualmente, os consumidores que usam moedas digitais podem efetivamente pagar o imposto duas vezes: uma vez na compra da moeda digital e mais uma vez em seu uso em troca de outros bens e serviços sujeitos ao GST.”

O governo também protegerá os negócios e as bolsas de Bitcoin.

Mais importante ainda, a nova visão do governo australiano de estimular o crescimento de fintechs e do mercado de moeda digital provavelmente evitará que bancos locais e instituições financeiras recusem injustamente os serviços bancários às empresas e às bolsas da Bitcoin.

Se os problemas acima mencionados puderem ser resolvidos até 1º de julho, o mercado australiano Bitcoin poderá potencialmente experimentar um rápido crescimento em termos de base de usuários e volumes de negociação. O documento dizia ainda:

“A inovação impulsionará o crescimento da produtividade na Austrália. É por isso que a Agenda Nacional de Inovação e Ciência (NISA) do governo, com US $ 1,1 bilhão, foi projetada para permitir que a Austrália aproveite plenamente as novas oportunidades econômicas. O governo está empenhado em estabelecer a Austrália como um centro de tecnologia financeira global (fintech) líder e está anunciando um novo pacote que visa posicionar nossa indústria local de fintech como líder mundial”.

Na conferência Blockchain NZ realizada em Auckland, na Nova Zelândia, no início desta semana, o especialista em Bitcoin, Andreas Antonopoulos enfatizou o governo australiano em seu mercado Bitcoin local e o impacto de tais ações em negócios e bolsas de Bitcoin.

Mais do que isso, Antonopoulos criticou a política fiscal do governo local sobre Bitcoin, que essencialmente afastou empresas e usuários da Austrália para outros países.

“Os governos podem optar por não fazer nada – o que é bom, piorar as coisas para a negociação de criptografia – como o que a Austrália fez impondo impostos sobre vendas em todas as transações de criptoconversão, ou podem tornar as coisas mais fáceis para as empresas reining nos bancos e incentivando as empresas por Criando condições equitativas”, disse Antonopoulos.

Com a nova política da Austrália, o ecossistema Bitcoin no país poderia mudar drasticamente. Os bancos começarão a oferecer serviços às bolsas da Bitcoin e os comerciantes não serão tributados com o GST após a compra do Bitcoin.

Ganhe Bitcoins anunciando seus produtos usados no Classificados BTC.

Via: Cointelegraph
Tradução: Guia do Bitcoin