Atualização Istanbul do Ethereum chega antes da data prevista

Atualização Istanbul do Ethereum chega antes da data prevista

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A atualização total da blockchain Ethereum, a Istanbul, chegou antes da hora e pegou muita gente de surpresa, principalmente os usuários da rede de teste Ropsten.

A rede de testes Ethereum Ropsten se transformou em duas blockchains separadas após a ativação da atualização completa de sistema, a Istambul. Felizmente o incidente aconteceu na rede de testes e não na rede principal do Ethereum.

“Parece que existem duas cadeias diferentes de mineração na rede de testes Ropsten. Existem mineradores na antiga cadeia [Ropsten] e mineradores na nova”, explicou o gerente da comunidade da Ethereum Foundation, Hudson Jameson.

Ele também acrescentou em um tuíte:

“É para isso que servem as redes de teste! Esteja ciente de que Ropsten ficará instável até que tudo acabe.”

Com ativação originalmente programada para o dia 2 de outubro no bloco 6.485.846, a atualização Istambul foi liberada dois dias antes do planejado, no dia 30 de setembro.

A razão para isso, de acordo com Jameson, foram os tempos de confirmação de blocos mais rápidos do que o normal.

Normalmente, os mineradores de uma blockchain com PoW (Proof of Work) como a Ethereum e a rede de teste Ropsten são obrigados a atualizar manualmente seu software para garantir a continuação em uma única rede.

De acordo com Hudson, a maioria dos mineradores na blockchain Ropsten não atualizou para o software mais recente, pois a precipitação do hard fork pegou muitos desenvolvedores desprevenidos.

Isso resultou em uma divisão da rede de teste entre os que estão minerando na cadeia atualizada e os que estão minerando na cadeia desatualizada.

No outubro passado, um evento semelhante ocorreu após a ativação da atualização anterior do Ethereum, a Constantinopla, que resultou em uma divisão temporária da blockchain Ropsten com duração de algumas horas.

“A parte complicada da rede de testes com Proof of Work é a coordenação entre os mineradores. No momento, estamos tentando administrar algumas mineradoras para colocar a Ropsten na cadeia correta com atualização Istanbul”, disse Jameson para o site CoinDesk.

Jameson acrescentou que os problemas com a rede Ropsten até agora parecem ser resultado de uma falha de comunicação e não falhas no código da atualização Istanbul.

Até o momento, ainda não está claro como essa divisão temporária de blockchain de teste afetará a ativação da Istambul na rede principal do Ethereum.

Os desenvolvedores principais do Ethereum farão uma vídeo chamada na sexta-feira, 4 de outubro, para discutir a ativação da atualização Istanbul na rede de testes.

Veja também: Nicolás Maduro diz que Venezuela passará a usar criptos

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: