Atlas Quantum anuncia novo produto de rendimento com Bitcoin

Atlas Quantum anuncia novo produto de rendimento com Bitcoin

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Apesar de trágica e revoltante, a história da Atlas Quantum é uma das mais curiosas do criptomercado brasileiro. Quem a acompanhou sabe que a empresa deixou milhares (ou milhões) de clientes em um grande prejuízo. Para colocar sal na ferida, a empresa acabou de anunciar um novo produto que “rende na sua própria carteira”.

A história da Atlas Quantum é interessante por mostrar que, não importa o tamanho da empresa, não importa quantos atores globais ela contrate e não importa o quanto ela pareça segura, seus Bitcoins nunca estão 100% seguros fora da sua carteira.

A Atlas foi a maior empresa de criptomoedas do Brasil. Em seu auge ela alegava ter mais de US$150 milhões em criptoativos sob a sua custódia. Para muitos ela parecia até grande demais para falhar, mas tudo o que foi preciso foi uma nota da CVM proibindo a empresa de captar clientes para tudo ir por água abaixo.

Agora, como a própria empresa divulgou por e-mail, eles estão lançando um novo produto de rentabilidade que garante segurança e praticidade para todos os clientes.

De acordo com a descrição do novo produto a atlas vai “vender o robô de Arbitragem” para que você possa realizar as operações e ter rendimento sem precisar tirar os dinheiros da sua carteira, mantendo o “controle” das suas criptomoedas.

 

Cotação Ethereum: qual é o preço do Ethereum hoje?

 

Na teoria (deles) isso faz com que você tenha total acesso às suas moedas em não corra o risco de perder os seus Bitcoins, como aconteceu com quem enviou as moedas para a Atlas anteriormente.

Porém, duas coisas chamam a atenção, o primeiro é que o investimento mínimo no negócio é de 1 Bitcoin. Um valor bastante alt. Outro ponto é que não existe nenhuma mágica na negociação direto na carteira, a arbitragem é feita através da API da Atlas Quantum em conexão com as exchanges onde acontece a arbitragem.

A API nesse caso funciona como uma porta entre as suas moedas e a arbitragem. Infelizmente, a API também funciona como uma janela para possíveis ataques, já que, por mais bem-feita que sejam, sempre possuem vulnerabilidades que podem ser exploradas por hackers.

Não apenas isso, enquanto as suas moedas são controladas por você nesse sistema, as negociações não são. Quem controlar o API pode controlar como as negociações com os ativos digitais será realizada.

Vamos supor que a Atlas quisesse utilizar o API para aumentar seus próprios fundos, ela poderia fazer isso manipulando as negociações de arbitragem. Não estamos dizendo que ela vai fazer isso, estamos apenas citando um exemplo dos riscos desse tipo de operação.

O comunicado termina criando um sentimento de urgência, afirmando que esse é um produto limitado e que você precisa “correr”. O novo produto faz parte do “projeto Fênix” que marca a recuperação da Atlas no mercado.

Porém, os clientes continuam sem pagamento, sem nenhum tipo de suporte estável e com poucas informações sobre quando vão recuperar os seus Bitcoins.

Veja também: Tribunal favorece o Telegram ao negar a carta da SEC

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: