Até 40 bolsas de criptomoeda sul-coreanas enfrentam ‘desligamento’

Até 40 bolsas de criptomoeda sul-coreanas enfrentam ‘desligamento’

By - min. de leitura

O fechamento de bolsas e de altcoins menores pode fazer com que os investidores percam mais de $2,6 bilhões

Quase dois terços das bolsas de criptomoedas na Coréia do Sul podem fechar por não conformidade com os novos requisitos regulatórios, informou o Financial Times.

A perspectiva sombria para o mercado de criptomoeda coreano vem do fato de que o prazo definido para que as bolsas cumpram os novos requisitos ainda faltam alguns dias, mas várias plataformas ainda precisam instituir as diretrizes fornecidas.

A Comissão de Serviços Financeiros (FSC) exige que as bolsas de ativos digitais devem, dentro do prazo definido, demonstrar que as negociações com seus clientes são feitas com pessoas reais que possuem contas em nome real em um banco. De acordo com o órgão fiscalizador financeiro, os regulamentos têm como objetivo proteger os clientes e evitar atividades como lavagem de dinheiro e evasão fiscal.

À medida que o dia 24 de setembro se aproxima, o regulador coreano espera que todas as bolsas de criptomoedas tenham aderido aos novos requisitos, em parceria com bancos fornecedores.

Mas, de acordo com o relatório, a maioria das plataformas menores do país ainda não instituiu as mudanças necessárias. Isso, como observa a publicação, coloca quase 40 das 60 plataformas de criptomoeda em risco de ter que ser encerradas por não conformidade.

Fontes disseram ao Financial Times que até 42 altcoins menores, localmente conhecidos como "moedas kimchi", serão afetados pelo fechamento iminente. Com as plataformas menores respondendo por 90% do volume de negociação das moedas kimchi, a publicação estima que as perdas podem ultrapassar $2,6 bilhões.

De acordo com Lee Chul-Yi, da Foblgate, uma das bolsas menores, a repressão terminará com a maioria dos traders "subitamente pobres" em meio a dificuldades de retirada ocasionadas pela pressa para sacar os fundos. De acordo com Chul-Yi, o prazo apresentará algo semelhante a "uma corrida ao banco" enquanto as pessoas lutam para liquidar seus ativos.

A notícia parece ter sacudido o mercado cripto para algumas vendas na manhã de segunda-feira. No momento em que este artigo foi escrito, o preço do Bitcoin (BTC) caiu abaixo de $45.000 e Ethereum abaixo de $3.250 após correção de 3% e 5%, respectivamente.