Ataque DoS prejudica usuários da Electrum, prejuízo de milhões de dólares em Bitcoins

Ataque DoS prejudica usuários da Electrum, prejuízo de milhões de dólares em Bitcoins

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

 

Electrum-bitcoin-wallet

Os ataques “DoS” direcionados contra os servidores da popular carteira Bitcoin, a Electrum Wallet, já duram cerca de uma semana, e causou prejuízo de “milhões de dólares”. Segundo relato de um especialista em segurança para o site The Next Web.

Representantes da Electrum confirmaram o ataque, mas não fizeram nenhuma declaração sobre o possível prejuízo dos usuários.

“Atualmente, os servidores da Electrum estão sob ataque DoS. Estamos trabalhando em uma versão mais sustentável dos servidores. Diante desses problemas, os usuários precisam desativar a pesquisa automática de servidores e conectar-se manualmente”, diz a mensagem do Twitter da empresa.

A Next Web, publicou que mais de 140.000 bots lideram o ataque, que redirecionam os usuários para as versões falsas do Electrum.org, onde são oferecidos para atualizar para a nova versão do software. Ao fazer o download e instalá-lo, os Bitcoins são roubados.

A reportagem relata que o especialista em segurança cibernética que deseja permanecer anônimo, afirma que o ataque começou há cerca de uma semana e está acontecendo em um nível completamente novo, enviando até 25 GB de tráfego por segundo para os servidores da Electrum.

Além disso, o especialista declarou que, de acordo com a análise, o dano ocasionado já ultrapassou vários milhões de dólares, e um usuário em especial perdeu US$ 140.000 em Bitcoin.

A situação também foi comentada pelo principal desenvolvedor da Electrum, Thomas Vogtlin. Segundo ele, a equipe da Electrum espera resolver o problema “nas próximas horas ou dias”. Mas, ele destacou que os usuários que não atualizaram sua versão de carteira por um longo tempo estão em risco.

Por razões de segurança, a Electrum desconectou os softwares mais antigos que a versão 3.3 dos servidores públicos e recomenda baixar o aplicativo apenas da electrum.org, bem como estabelecer uma conexão com os servidores no modo manual.

Esta não é a primeira vez que usuários da Electrum perdem dinheiro com ações de hackers. Em dezembro, um outro ataque pishing causou um prejuízo de cerca de 200 BTC.

Leia mais: Facebook coin: Empresa pode estar buscando US$ 1 bilhão em investimento