As Bahamas vão lançar seu CBDC no próximo mês

As Bahamas vão lançar seu CBDC no próximo mês

By Sam Grant - min. de leitura
Uma imagem da bandeira das Bahamas

Relatórios das Bahamas revelam que o Banco Central do país está pronto para lançar uma criptomoeda nacional em todo o seu arquipélago em outubro

As Bahamas anunciaram que estão trabalhando em planos para estabelecer e instituir uma moeda virtual soberana, ou CBDC, no próximo mês. Se for bem-sucedido, terá derrotado algumas das superpotências mundiais para alcançar esse feito, incluindo a China.

Chaozhen Chen (o gerente assistente da eSolutions no banco) explicou que o objetivo por trás desse plano é alcançar maior inclusão financeira em ilhas remotas. Moeda eletrônica avaliada em 1 para 1 com o dólar das Bahamas ajudará a conectar as ilhas distantes.

Muitos residentes dessas ilhas mais remotas não têm acesso à infraestrutura de pagamento digital ou à infraestrutura bancária. Foi realmente necessário customizar o esforço e a solução para realizar o que há muito precisamos como nação soberana”, disse Chen.

Chen explicou ainda em uma entrevista à Bloomberg que a moeda digital do banco central (CBDC) não seria uma exceção às regulamentações existentes. O CBDC será tratado da mesma forma, pois estará sujeito às mesmas políticas que se aplicam ao dólar das Bahamas. Chen também destacou que as proteções contra lavagem de dinheiro e sistemas de conhecimento do cliente (KYC) serão implementadas.

A nova moeda eletrônica será gerada com o aumento da demanda. Com relação ao seu estabelecimento, o CBDC circulará exclusivamente em conjunto com a retirada de dólares das Bahamas para aliviar quaisquer efeitos sobre a oferta de moeda.

Foi uma longa jornada que começou quando o Banco Central das Bahamas revelou suas intenções de pilotar um CBDC em junho de 2018.

O banco central apontou que várias ilhas menores viram “os bancos comerciais redimensionar-se e retirar-se de suas comunidades, deixando-as sem serviços bancários“.

O projeto piloto começou no ano passado, com o CBDC sendo testado em duas ilhas: Exuma e Abaco. O Sand Dollar  é definido com uma taxa de câmbio específica com o dólar das Bahamas, que por sua vez é definida com uma taxa específica com o dólar americano. O projeto foi considerado um sucesso com 48.000 Sand Dollars lançados no piloto.