Após ataques, BITTREX removerá Bitcoin Gold de sua plataforma este mês

Após ataques, BITTREX removerá Bitcoin Gold de sua plataforma este mês

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

Após uma série de ataques, causados por hackers que controlaram – momentaneamente – mais de 51% da rede do Bitcoin Gold, em maio deste ano, a exchange Bittrex informou que removerá todas as negociações com BTG de sua plataforma no dia 14 de setembro.

Não se sabe a quantia exata que cada exchange perdeu com o ataque, entretanto, depois do episódio, a Bitcoin Gold Organization informou que recebeu uma solicitação de reembolso da Bittrex no valor de 12.372 BTG. A organização explica, ainda, que a Bittrex informou que arcaria parte das perdas com suas próprias reservas de BTG (6.000 BTG), bem como, o valor restante, deveria ser compensado pela Bitcoin Gold Organization, sob pena de exclusão da plataforma.

A equipe de desenvolvimento do Bitcoin Gold se defendeu do pedido de compensação alegando que o ataque não foi culpa da organização, falha no blockchain ou no código da moeda, mas sim um risco inerente aos cripto-ativos que usam o conceito de proof-of-work (PoW), uma vez que os hackers alugaram uma enorme quantidade de poder de mineração na NiceHash.

Pelo visto, a Bittrex não possui o mesmo pensamento que a equipe de desenvolvimento do Bitcoin Gold, entretanto, se isso terá – ou não – impacto sobre na sobrevivência do Bitcoin Gold (fork do Bitcoin que, sequer, completou um ano), ainda não está claro. O que está claro, porém, é que o sentimento do mercado mudou. No ano passado, 3,2 milhões de dólares foram roubados depois que usuários foram induzidos a baixar uma carteira falsa. Depois de já ocupar a 5ª posição no CoinMarketCap, hoje, o Bitcoin Gold ocupa a 29ª posição.

 

Autor: José Domingues da Fonseca

Advogado, fundador da Escola do Bitcoin, atua, principalmente, com direito societário e empresarial, tributário e digital. Escreve para o Guia do Bitcoin sempre que pode.