Apoio público necessário para lançar um CBDC no Japão

Apoio público necessário para lançar um CBDC no Japão

By Sam Grant - min. de leitura
Uma imagem de um conceito digital do Japão

De acordo com um funcionário do Banco do Japão, o banco central não será capaz de lançar um CBDC sem o apoio público

Há cerca de uma semana, o Banco do Japão (BoJ) anunciou que estava considerando um teste CBDC no próximo ano. O banco já montou uma equipe que agilizaria a viabilização de uma moeda virtual no país. No entanto, com base em um extrato do principal funcionário do banco, o BoJ não lançará a moeda virtual se o apoio público não for considerado.

Outros relatórios emergentes sugerem que o Japão não sente nenhuma urgência em lançar um CBDC. De acordo com o chefe do sistema de pagamentos do Banco do Japão, Kazushige Kamiyama, o banco ainda não decidiu se lançará ou não uma moeda digital soberana.

Kamiyama também observou que o banco deve primeiro reunir a opinião e o apoio dos cidadãos japoneses sobre o assunto antes de prosseguir com o desenvolvimento de um Yen Digital.

Há uma ideia de que os bancos centrais têm medo de criptomoedas como o Bitcoin. No início de outubro, o Bank of International Settlements publicou um artigo revelando a razão por trás da pressa dos bancos centrais de todo o mundo em adotar os CBDCs; eles temem Bitcoin. Eles temem particularmente que o Bitcoin possa interromper as políticas financeiras e monetárias já estabelecidas.

Kamiyama explicou que se o BoJ concordar em lançar uma moeda digital, terá que garantir que a moeda possa coexistir com o papel-moeda, bem como outras formas de pagamento.

Atualmente, Bahamas e China lideram em termos de adoção do CBDC. As Bahamas implantaram totalmente sua moeda virtual soberana denominada Sand Dollar na semana passada, tornando-se o primeiro país a adotar um CBDC além de seu programa piloto. A China, por outro lado, está estabelecendo uma base regulatória para a adoção do yuan digital.

Os EUA ainda estão atrasados ​​sobre o assunto. Falando em um painel organizado pelo Fundo Monetário Internacional, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que o país deveria estar mais interessado em obter a adoção correta do CBDC, ao invés de ser o primeiro país a adotar uma moeda virtual.