Aplicativo de mensagens Signal considera serviços de pagamento com crypto

Aplicativo de mensagens Signal considera serviços de pagamento com crypto

By - min. de leitura
Envio de Bitcoin via celular

O aplicativo de mensagens seguras, Signal, está considerando se aventurar em serviços de pagamento de criptomoeda

O aplicativo de mensagens Signal está atualmente desenvolvendo pagamentos em criptomoedas e outros recursos para competir no setor de mensagens e pagamentos.

De acordo com a Platformer, a empresa está desenvolvendo ativamente recursos de pagamento em linha com a criptomoeda baseada em Stellar e com foco na privacidade, chamada MobileCoin. A CEO da Signal, Moxie Marlinspike, é uma consultora do projeto.

De acordo com fontes da empresa, o MobileCoin é semelhante ao projeto Diem (antigo Libra) apoiado pelo Facebook. Isso tornará mais fácil para as pessoas nos países em desenvolvimento enviar e receber dinheiro. O aplicativo também permitirá que os usuários tenham nomes de usuário exclusivos, resolvendo as preocupações sobre o uso atual de números de telefone celular para abrir uma conta.

O cofundador do WhatsApp, Brian Acton, agora está ativamente envolvido no desenvolvimento do aplicativo de serviço de pagamento, entrevistando engenheiros e escrevendo código.

No entanto, o desejo relatado da Signal de lançar um serviço de criptografia de pagamento não está indo bem com os funcionários da empresa. Os funcionários acreditam que o fornecimento de serviços de pagamento atrairia malfeitores e atenção regulatória indesejada para a empresa.

De acordo com os funcionários, um recurso de pagamento com criptomoeda atrairia criminosos para a plataforma e os nomes de usuário poderiam aumentar a falsificação de identidade e fraudes. Além disso, a equipe está preocupada com o fato de a Signal ainda não desenvolver políticas para lidar com atores mal-intencionados.

Gregg Bernstein, um ex-pesquisador de usuários da Signal, disse à Platformer que, embora o mundo precise de produtos como o Signal, a empresa deve ser cuidadosa sobre o que oferece. A Signal está experimentando um rápido crescimento depois de ver seus usuários crescerem de 20 milhões em dezembro para 40 milhões neste mês. A política de privacidade planejada do WhatsApp é apontada como a principal razão para os usuários abandonarem o popular aplicativo de mensagens do Facebook e ingressarem no Signal.

Irã banirá Signal

A Signal está enfrentando ataques do governo iraniano, já que o interesse no aplicativo está aumentando. Especula-se que o governo já tenha acesso às informações dos usuários no WhatsApp e em outros aplicativos de mensagens populares.

De acordo com a Aljazeera, muitos usuários do Signal no Irã não conseguiram se conectar ao aplicativo desde que ele se tornou o aplicativo mais baixado na Google Play Store no país este mês. O sinal também foi removido das lojas de aplicativos iranianas Cafe Bazaar e Myket.

No entanto, a Signal garantiu a seus usuários no Irã que está trabalhando para contornar as tentativas de censura do governo.