Analistas alertam para o “risco especulativo” do Bitcoin

Analistas alertam para o “risco especulativo” do Bitcoin

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Apesar da alta do Bitcoin, analistas dizem que é importante tomar cuidado com a manipulação de mercado e com o risco especulativo. Pelo menos é o que diz a agência de notícias chinesa Xinhuanet.

Apesar da de uma recente queda, o preço da moeda continuou a manter seus ganhos acima da marca de US $ 10.000 na semana passada, mas a natureza especulativa do mercado aumentou recentemente, com mais investidores interessados na alta.

Analistas acreditam que o Bitcoin e outras criptomoedas levarão tempo para ganhar a confiança do mercado e os investidores devem estar atentos aos riscos especulativos no mercado do Bitcoin e de outras criptomoedas.

Desde o começo deste ano, a escalada das disputas econômicas e comerciais e o esperado ajuste negativo na taxa de crescimento econômico global intensificaram a volatilidade do mercado de capitais, o que aumentou o crescimento das criptomoedas e voltou olhares para o Bitcoin.

Além disso, o recente anúncio da criptomoeda Libra, do Facebook, também é considerado um dos responsáveis pela recente alta.

O recente aumento no preço das moedas digitais atraiu uma grande quantidade de fundos especulativos para dentro do criptomercado.

De acordo com o último relatório de posição de contratos futuros divulgada pela US Commodity Futures Trading Commission mostra que, a partir do dia 18, as posições não comerciais de futuros de Bitcoin negociados na Chicago Mercantile Exchange, aumentaram significativamente.

A posição comercial não mudou, o que significa que a natureza especulativa do mercado de futuros de Bitcoin aumentou.

As posições longas e curtas em posições não comerciais foram maiores que na semana passada. As posições curtas líquidas aumentaram em relação à semana anterior, indicando que a disposição dos especuladores para movimentos de baixa está crescendo.

Ao mesmo tempo, a partir dos dados da posição total, as posições curtas também excederam as posições longas.

Segundo o site, analistas chineses alertaram os investidores. Embora o preço do Bitcoin esteja subindo rapidamente, os investidores devem estar atentos aos riscos especulativos no mercado atual.

Isso ocorre porque o mercado do Bitcoin ainda é considerado pequeno e por isso, fácil de manipular. Ao mesmo tempo o mecanismo global de regulamentação para evitar esse tipo de manipulação ainda não foi determinado.

A atual capitalização de mercado do Bitcoin é de cerca de 200 bilhões de dólares. É um número impressionante para o criptomercado. Porém, em comparação, representa apenas 20% da capitalização total da Microsoft.

Como sabemos, o preço da moeda flutuou drasticamente desde a sua criação: Não tem como mencionarmos o que aconteceu em 2017, onde o preço da moeda começou o ano perto dos 1.000 dólares e chegou em 2018 valendo quase 20 mil.

Além da possibilidade de manipulação de mercado e do risco especulativo, a agência de notícias chinesa também fala dos problemas de segurança, considerando os vários ataques de hackers.

Por exemplo, a Ernst & Young divulgou recentemente um relatório dizendo que uma corretora de criptografia canadense desviou fundos de clientes.

Mas a rede de notícias não traz apenas pontos de vistas negativos. Já que ela cita John Shedunov, professor assistente de finanças da Universidade Villanova, dizendo que acredita que há vários motivos para confiarmos mais no criptomercado dessa vez.

A notícia também fala de Michael Graham, analista da Jiatong Investment Co., que disse em entrevista à mídia norte-americana que o Bitcoin tem uma boa chance de ser amplamente utilizado no futuro, mesmo que por enquanto seja um “experimento.”

Veja também: Altcoins: Leve recuperação após queda de US$ 80 bilhões em valor de mercado

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: