Análise Técnica ETH/USD – 30/10/2018

Análise Técnica ETH/USD – 30/10/2018

By Hassan Maishera - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

Aos holders, uma notícia talvez boa: apesar de o Ethereum assumir sempre posturas mais agressivas que o Bitcoin no longo prazo, alguns sinais podem indicar um crescimento em breve da segunda maior altcoin do mundo. No entanto, não há ainda sinais claros de divergência em padrões de candles, necessários para se confirmar movimento de alta.

Ao traçarmos o Canal de Fibonacci dentro do canal paralelo presente desde 2015, podemos verificar que, até o final de junho deste ano, os preços continuavam firmes e fortes próximos à LTA. No entanto, houve forte ruptura no suporte comprador de longo prazo.

Sendo assim, conforme o indicador nos mostra com clara precisão, uma vez rompido o limite de queda (LTA), o mercado buscou o próximo fundo mais profundo em 1.618 (195 USD). Há forte lateralização nos últimos meses bem próxima a este indicador.

Segundo o VAPI, há presença de volume comprador suficiente para, em princípio, não romper abaixo de 1.618 e buscar o próximo fundo mais profundo, que levaria os preços a uma forte queda aproximada de 135 USD. O RSI continua lateralizado próximo a 37. O volume nos últimos três dias está mais favorável à força compradora que vendedora.

No entanto, ainda não possuímos confirmação de padrões de candlestick viáveis para confirmar que a reversão se iniciará a partir de 1.618 do canal de Fibo, assim como não temos um sinal divergente proeminente no que se refere à média móvel do RSI. No entanto, segundo os padrões correlativos de força compradora/vendedora no VAPI, os maiores indícios são de que o cenário negativo, nas próximas semanas, pode estar chegando ao fim.

Outro fator interessante de ser notado são as zonas temporais de Fibonacci; as linhas verticais azuis traçadas ao longo do gráfico. Elas são responsáveis por mensurar pontos de volatilidade ao longo de uma tendência mais extensa. De setembro/outubro de 2015 a abril de 2016, a primeira zona temporal aponta movimento baixista após enfrentar forte sobrecompra; na segunda zona, o fim da lateralização dos preços e início de forte tendência altista até julho de 2017 (zona 3), onde ocorreu novamente forte sobrecompra e correção razoável; entre setembro e outubro deste ano, a quinta zona se situa próxima à lateralização sobre 1.618 do canal de Fibonacci, com proeminência no volume comprador segundo VAPI e RSI em níveis baixos. Início de novo movimento? Para qual lado? 135 USD ou buscará novamente a antiga LTA, podendo ultrapassar a casa dos 500 USD até o final do ano? A resposta para essa e outras perguntas dependerão, a priori, do desempenho do Bitcoin até novembro/dezembro deste ano.

Acompanhe os preços do Ethereum clicando aqui.