Análise Técnica ETH/USD – 16/11/2018

Análise Técnica ETH/USD – 16/11/2018

By Hassan Maishera - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

A tendência de baixa no Ethereum continua bastante concentrada; ainda assim, é possível obter bons lucros operando no curto prazo, desde que saiba o que está fazendo.

Ao longo das últimas 24 horas, o ativo alcançou valor mínimo de 169,45 USD e valor máximo de 178,35 USD, registrando desvalorização máxima de 5,25%.

O Bitcoin alcançou mínima de 5412 USD e máxima de 5575 USD no mesmo período, registrando desvalorização máxima de 3,01%. Podemos verificar, portanto, que o Ethereum desvalorizou 74,41% a mais que o Bitcoin no mesmo período de curtíssimo prazo, reafirmando sua maior volatilidade.

Desenhamos uma linha de tendência de baixa (LTB) na cor branca sobre certos boxes no gráfico Renko; isso significa que a tendência do mercado é que os preços caiam assim que o movimento de alta bata próximo ou em cima do sinal de força vendedora iminente. Até o momento, os preços tem respeitado com bastante propriedade este padrão e o volume negociado corrobora com a continuidade deste movimento sangrento. Não há indicação segura de compra no curtíssimo prazo no momento.

No gráfico semanal, no entanto, temos umas sinalizações muito curiosas e interessantes: uma vez rompida a LTA representada pelo ponto 100% do Canal de Fibonacci, verificamos que o movimento de queda respeitou rigorosamente os 161,8% do Canal.

De acordo com o MACD, houve cruzamento da média mais curta inferior (12 períodos) com a média longa superior (26 períodos) e início do histograma comprador. A priori, esse tipo de cruzamento em sobrevenda no MACD indica alta.

No entanto, devemos esperar por confirmações de divergência mais claros por candlestick para termos mais segurança para assumir uma posição de compra para o longo prazo.

Visto que o custo de mineração do Ethereum já torna seu lucro quase inviável nos dias de hoje, seria praticamente impossível que o mercado procurasse os 261,8% (cerca de 22 USD).

Acompanhe os preços do Ethereum clicando aqui.