HomeAnálise Técnica BTC/USD – 21/11/2018

Análise Técnica BTC/USD – 21/11/2018

novembro 21, 2018 Por Hassan Maishera

Temos alguns sinais bastante interessantes de reversão querendo se formar. Será que agora vai? É o que iremos analisar.

O mercado alcançou cotação mínima de 4312 USD e máxima de 4635 USD nas últimas 24 horas. Durante a feitura desta análise, o preço do ativo encontrava-se próximo a 4527 USD, caracterizando valorização de cerca de 3,94% nos preços do Bitcoin, tendo em vista o preço de abertura do dia, algo em torno de 4355 USD.

Aos que acompanharam nossa análise anterior  e compraram no preço médio sugerido de 4300 USD, no momento gozam de valorização aproximada de mais de 5%.

O candle de terça-feira (20) fechou em considerável alta, formando o padrão de reversão Harami de Alta. Trata-se de um padrão de candlestick muito simples de ser visualizado, composto de dois candles em sequência: um de forte queda e um de pequena alta. É recomendável aguardar pelo menos a formação de um ou dois candles favoráveis posteriormente para garantir maior precisão para o padrão.

Ainda que o candle atual esteja representado como sendo de baixa, ele está respeitando o topo do candle de alta anterior. Recomendamos que os preços fiquem acima dos 4700 USD para assumirmos, com mais propriedade, a possibilidade de uma reversão, conforme primeiro indicador da Retração de Fibonacci. Sendo assim, este seria o alvo recomendado para hold de maneira mais segura e consistente.

É meio que senso-comum que 61,8% costuma ser o ponto mais respeitado em retrações. No entanto, não estamos analisando um quadro comum sob nenhum aspecto. Quanto mais exacerbados os movimentos, sejam de alta ou de baixa, mais proeminentes tendem a ser os movimentos contrários à tendência. Logo, podemos verificar, nos próximos dias, uma espécie de “euforia” sendo formada no mercado.

Temos cerca de 13.760 transações não confirmadas na rede no momento; ontem, a fila chegou a ultrapassar as 27 mil transações. O crescimento exponencial no volume de negociações, após longos movimentos de alta ou de baixa, podem ser sinais de reversão.

Tanto RSI como Chaikin alcançaram índices incrivelmente baixos durante o panic sell ocorrido nos últimos dias, porém apresentam sinais bastante interessantes de reversão. Chaikin aponta sua média fortemente para cima, enquanto TDI (uma mistura de RSI/Stoch/Bollinger) aponta alta possibilidade de entrada de um movimento de alta.

Caso haja alguma movimentação expressiva nos próximos dias ou, quem sabe, horas, uma análise de “plantão” será realizada. Fiquem atentos!