Amazon faz parceria com startup blockchain para lançar nova plataforma

Amazon faz parceria com startup blockchain para lançar nova plataforma

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Kaleido, uma startup que visa ajudar as empresas a implementar a tecnologia blockchain, lançou uma nova plataforma em colaboração com a Amazon Web Services (AWS). O Kaleido Marketplace fornecerá ferramentas e protocolos para todos os componentes de novos projetos blockchain, “desde o aplicativo até a cadeia”, disse o fundador e CEO Steve Cerveny à Forbes.

A plataforma de commodities Komgo, cuja rede de instituições financeiras inclui o Citi, o ING, a Koch Supply & Trading, o MUFG Bank, a Societe Generale, o Credit Agricole Group, o BNP Paribas e a Shell, é um cliente atual.

Kaleido é um dos mais de 50 projetos blockchain supervisionados pela ConsenSys, a empresa de tecnologia blockchain e incubadora lançada pelo cofundador da Ethereum, Joe Lubin, em 2014. Kaleido foi lançado em maio deste ano, oferecendo suporte específico a blockchain para empresas.

“Sabíamos que os clientes que lutam para adotar blockchain precisavam de mais ajuda do que apenas a cadeia. Sabíamos que precisavam de componentes mais avançados que fossem facilmente implantados e pré-integrados ”, disse o CEO.

As ofertas do marketplace são completas, o que significa que elas englobam tudo, desde ferramentas internas para desenvolvedores até interfaces de aplicativos voltadas ao usuário, e têm como objetivo facilitar a implementação rápida de soluções blockchain.

Há opções para ajudar a gerenciar não apenas uma rede blockchain, mas também a infraestrutura e os protocolos associados à rede. Dessa forma, as empresas podem se concentrar mais em suas operações e menos nas nuances complicadas da tecnologia.

“Com base em um sistema blockchain aberto, a Komgo pode selecionar os melhores protocolos em desenvolvimento em todo o ecossistema e usar blocos de construção existentes para uma solução otimizada”, disse o CEO da Komgo, Souleïma Baddi, em um comunicado.

A AWS é parceira desde o lançamento da Kaleido no início deste ano, e a Kaleido trabalhou com a equipe de blockchain da Amazon para criar integrações do AWS que funcionariam para clientes corporativos de blockchain. A Amazon não é o único grande negócio que está explorando esse espaço. IBM, Maersk, HSBC, Deloitte e SAP foram todos envolvidos em projetos de blockchain empresariais.

Por meio do mercado da Kaleido, as empresas têm acesso a serviços da AWS, como redes privadas e backup de dados, outros serviços comuns de blockchain, como carteiras HD, e produtos industriais, como o Chainlink (contratos inteligentes), Viant (gerenciamento da cadeia de suprimentos) e OpenLaw (contratos legais).

Com o programa de parceria de Kaleido, os provedores de tecnologia de terceiros poderão promover seus produtos no mercado e incorporar a Kaleido em seus próprios projetos blockchain.

A Greenfence Consumer, que organiza promoções baseadas em blockchain e colecionáveis ​​digitais para empresas como Sony, Fox e Heineken, é um desses parceiros. Eles estão usando o Kaleido nos últimos três meses. “Kaleido apenas facilitou nossas vidas”, diz Jonas Hudson, cofundador da empresa.

Para a Greenfence, o uso da Kaleido ajudou a tornar o desenvolvimento e a inovação do blockchain mais acessíveis. Isso significa que as equipes de tecnologia podem acelerar mais rapidamente e as provas de conceito podem se transformar em projetos de trabalho mais rapidamente.

Guia do Bitcoin