Altcoins: amigas ou inimigas do Bitcoin?

Altcoins: amigas ou inimigas do Bitcoin?

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 03 junho 2020
Imagem: reprodução

As Altcoins têm uma longa tradição na comunidade Bitcoin, mas elas tendem a causar uma divisão controversa entre aqueles que pensam que são úteis e aqueles que pensam que são todas golpes. Um dos lados do argumento, articulado pelo Instituto Nakamoto Satoshi ‘s Daniel Krawisz, pensa que as altcoins não tem nenhuma chance de sucesso e distrai possíveis usuários de Bitcoin, enquanto o outro lado, articulado por apoiadores da Ethereum, acreditam que plataformas como Bitcoin e Ethereum podem trabalhar em conjunto.

Johnny Dilley, da divisão estratégica da Blockstream, recentemente externou seus pensamentos sobre altcoins durante uma entrevista no The Crypto Show. Dilley acredita que a grande maioria dos altcoins são golpes, e ele também acha que os desenvolvedores de Bitcoin não estão ameaçados pela existência dessas criptomoedas alternativas. O incentivo para os especuladores de altcoins em promover a incerteza na comunidade Bitcoin também foi discutido.

A vasta maioria das Altcoins são fraudes

Quando perguntado pela primeira vez sobre altcoins, Dilley rebateu recentes declarações feitas por Riccardo Spagni, desenvolvedor da Monero: “Eu continuo acreditando que a grande maioria das altcoins são scam’s. Elas não fornecem nenhuma funcionalidade que seja, ou a funcionalidade que eles fornecem poderia ser facilmente implementado através de uma sidechain.”

Uma sidechain é uma blockchain alternativa ao Bitcoin que usa a mesma tecnologia do Bitcoin como um mecanismo de pegging. A idéia é permitir que os desenvolvedores experimentem blocos completamente novos sem ter que inicializar uma nova rede de moeda (altcoin). O Bitcoin HiveMind e Rootstock são dois exemplos de sidechain’s atualmente em desenvolvimento.

Dilley passou a discutir as preocupações de segurança associadas com as altcoins. Os críticos apontam freqüentemente para a baixa rede de hashrates e modelos de consenso alternativos como riscos potenciais das altcoins. Dilley acrescentou: “Se você vai cair de volta para [um modelo de segurança mais fraco], você pode muito bem ser um “piggybacking Bitcoin” via sidechains.”

Desenvolvedores de Bitcoin não estão ameaçados pelas Altcoins

Em termos das altcoins serem uma ameaça para Bitcoin, Dilley disse:

“Eu não acho que os desenvolvedores Bitcoin estejam ameaçados. A perspectiva dos desenvolvedores bitcoin é: “Eu tenho essa incrível tecnologia, e eu quero ser capaz de ajudar a desenvolvê-la e trazê-la mais para o que eu acho de interessante nessa tecnologia”. Então não, eu não acho que há uma ameaça por parte de qualquer uma das altcoins.”

No passado, muitas altcoins foram comercializadas com algum tipo de vantagem comparativa ao Bitcoin. Por exemplo, algumas altcoins têm confirmação mais rápida; Outras afirmam oferecer melhorias de privacidade. Para a maior parte, os desenvolvedores do Bitcoin têm se concentrado em implementar suas próprias inovações em vez de responder ao que está acontecendo com o mercado altcoin.

Qual a sua opinião? Deixe-nos um comentário.

Fonte: bitcoinmagazine.com
Adaptação/Tradução: Guia do Bitcoin