Alta do Bitcoin em 2017 pode ter sido manipulação do Tether, segundo pesquisadores

Alta do Bitcoin em 2017 pode ter sido manipulação do Tether, segundo pesquisadores

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Os manipuladores de mercado usaram o token USDT do Tether para inflar artificialmente o preço do bitcoin durante a alta prolongada de 2017, de acordo com uma nova pesquisa explosiva dos processadores financeiros da Universidade do Texas, John Griffin e Amin Shams, mais conhecida por identificar atividades suspeitas no Tether no ano passado.

Relatório indica que Tether foi usada para dar suporte ao preço do Bitcoin

Escrevendo em um relatório de 66 páginas (em inglês), intitulado “O Bitcoin está realmente desconectado?”, Griffin e Shams argumentam que a Tether, uma “stablecoin” supostamente apoiada pelo dólar na proporção de 1:1, tem sido repetidamente usada para fornecer suporte ao preço do Bitcoin durante as desacelerações do mercado.

“No geral, descobrimos que o Tether tem um impacto significativo no mercado de criptomoedas. O Tether parece ser usado tanto para estabilizar quanto para manipular os preços do Bitcoin”, escreveram os pesquisadores. “Menos de 1% das horas com transações Tether pesadas estão associadas a 50% do aumento meteórico do Bitcoin e 64% das outras criptomoedas maiores.”

Embora essa correlação possa ser simplesmente devido ao fato de que um influxo de ligações sinaliza um aumento na demanda dos traders, os pesquisadores afirmam que outros dados sugerem que a ligação não pode ser totalmente garantida pelo dólar (USD) – pelo menos não o tempo todo.

Como evidência para essa afirmação, Griffin e Shams observam que tende a haver uma pressão negativa no final do mês sobre o preço do bitcoin em meses, quando um grande número de faixas foi emitido, mas não em outros. Isso, dizem eles, pode indicar uma “necessidade de fim de mês para reservas em dólar relacionadas a Tether”, sugerindo que o Tether emite tokens sem respaldo para ajudar a sustentar o preço do bitcoin e depois vender BTC suficiente no final do mês para apoiar totalmente o preço com o USDT pendente.

Como o Guia do Bitcoin informou, o Tether (USDT) tem sido cada vez mais analisada à medida que o valor de mercado da marca de tokens aumentou durante o ano passado. Como as bolsas frequentemente enfrentam dificuldades em encontrar os parceiros bancários e alcançar a conformidade regulatória necessária para oferecer pares de negociação fiat-para-cripto, muitas bolsas de altcoin usam o Tether como proxy para o dólar (USD) físico.

A Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA alegadamente enviou a Tether – bem como a Bitfinex, com quem é intimamente afiliada – uma intimação em dezembro, embora não esteja claro se essa investigação tem ou resultará em qualquer ação de execução.

No entanto, no início deste ano, um relatório da BitMEX Research descobriu que as reservas do Tether provavelmente estão alojadas no Noble Bank, em Porto Rico. Uma investigação de acompanhamento da Bloomberg descobriu que a Bitfinex e a Tether provavelmente estão apostando com a Noble, mas nenhuma empresa a confirmou publicamente.