Alguns marcos históricos relativos ao Bitcoin

Alguns marcos históricos relativos ao Bitcoin

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Que tal relembrar alguns acontecimentos históricos importantes do bitcoin desde a sua criação até agora? Então vamos lá…

1º de novembro de 2008 – Satoshi Nakamoto escreve seu artigo apresentando o bitcoin ao mundo

Ao contrário de tentativas anteriores que falharam ao tentar criar dinheiro digital, como o B-money, BitGold e HashCash, o bitcoin trazia o diferencial de ser P2P e descentralizado. Inaugurou portanto o conceito de “proof of work” e mineração.

Janeiro de 2009 – Satoshi disponibiliza o software para download

Nessa época vejam só vocês, o bitcoin valia zero, porque ninguém utilizava ele pra nada, até que quase um ano depois aconteceu o passo seguinte abaixo.

Maio de 2010 – Duas pizzas por 10000 bitcoins

Esse foi um divisor de águas na vida do bitcoin, e que provou que ele poderia sim valer algo no mundo real. Laszlo, um morador de Jacksonville, Flórida, postou em um fórum da internet:

”Quero pagar 10 mil bitcoins por duas pizzas grandes […] Você pode você mesmo fazer a pizza e trazer na minha casa ou pedir de algum lugar…”

pizza.jpg

2011 – Silk Road populariza o bitcoin

Embora a primeira transação comercial registrada do bitcoin tenha sido a compra inocente de duas pizzas, não tardou para ela ser usada em transações obscuras. O Silk Road, que era o maior mercado de drogas da Deep Web, impulsionou o uso comercial do bitcoin de 2011 até 2013, quando o FBI fechou o site.

2013 – primeira Universidade a aceitar bitcoin e primeiro caixa eletrônico de bitcoin no Canadá

Apesar do bitcoin ter ganhado fama por ser usada em mercados negros, 2013 mostrou que ela também tinha utilidade importante em transações legais. Em 2013 a Universidade de Nicósia do Chipre foi a primeira do mundo a aceitar pagamentos em bitcoin. E no Canadá surge o primeiro caixa eletrônico de bitcoin.

2014 – o PayPal passa a aceitar bitcoin

Esse ano consolida definitivamente o bitcoin como mais um meio de pagamento legítimo on line, com o gigante PayPal passando a aceitar pagamentos com ele.

2015 – A Bolsa de Valores de Nova York cria um índice de conversão entre bitcoin e dólar, o NYXBT

Isso revela o interesse do mundo corporativo e dos investidores pela moeda digital. O bitcoin não era mais brincadeirinha de nerds da internet, mas algo que era impossível ignorar.

2016 – O valor do bitcoin sobe 125% em comparação ao dólar

Não precisa nem comentar. Aqui o bitcoin se consagra como um dos melhores investimentos do mundo, e começaram a surgir “milionários do bitcoin”.

2017 – o bitcoin entra no top 5 dos termos mais procurados no Google dos EUA e se valoriza substancialmente saltando de US$ 950 até o pico de US$ 5000 em setembro

Finalmente chegamos nos dias de hoje, com todo o progresso e turbulências ocorridas não só no bitcoin, mas no mundo das criptomoedas em geral.

É bom poder relembrar um pouco do passado para se situar em relação ao futuro. Desejo vida longa não só ao bitcoin, mas a todas as criptomoedas que inauguraram a “internet do dinheiro”. E desejo que ela se torne cada vez mais monetizada, onde seja possível ganhar dinheiro com tudo que se faça nela.

(Discernente)

Fonte: https://steemit.com/bitcoin/@discernente/marcos-historicos-importantes-do-bitcoin

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/