Alguns aspectos da criptomoeda ainda não são relevantes para Stripe, diz cofundador

Alguns aspectos da criptomoeda ainda não são relevantes para Stripe, diz cofundador

By Harshini Nag - min. de leitura

Os mais recentes desenvolvimentos no espaço de ativos digitais estão tornando os pagamentos com criptomoedas mais escalonáveis e econômicos

O cofundador da empresa multinacional de serviços financeiros Stripe, John Collison, disse que a empresa não descartou completamente a opção de reintroduzir a criptomoeda como método de pagamento em suas plataformas.

O Stripe encerrou seu suporte a criptomoedas três anos atrás, citando que a volatilidade inerente da moeda a tornava ineficiente para pagamentos.

Em um painel moderado pela CNBC no festival Fintech Abu Dhabi, Collision explicou que diferentes aspectos das criptomoedas atraíram indivíduos e instituições de diferentes setores. Para Stripe, o uso de criptomoeda como investimento especulativo não era relevante para a visão da empresa.

No entanto, a empresa não descartou completamente a reintrodução de transações com criptomoedas na plataforma de pagamentos online. 

“Tem havido muitos desenvolvimentos ultimamente com o objetivo de tornar as criptomoedas melhores e, em particular, um custo escalonável e aceitável como método de pagamento", disse a Collision. 

O executivo do Stripe esclareceu rapidamente que a empresa ainda deve considerar a aceitação de pagamentos criptográficos novamente, mas não é implausível que a questão seja explorada.

Depois de se tornar a primeira grande empresa de pagamentos a oferecer suporte a pagamentos de Bitcoin em 2014, Stripe anunciou que encerrará o suporte para pagamentos de Bitcoin em 2018, afirmando que o Bitcoin é mais adequado para ser um ativo do que um meio de troca. No entanto, a empresa deixou claro que continua a apoiar a inovação no espaço:

“Continuamos muito otimistas em relação às criptomoedas em geral. Existem muitos esforços que consideramos promissores e que certamente podemos imaginar que possibilitem apoio no futuro.”

Collison também enfatizou a importância de projetos emergentes, como Solana, na inovação do espaço de ativos digitais. Solana, um concorrente da Ethereum, está desenvolvendo sistemas de camada 2, como o Bitcoin's Lightning Network, para melhorar a velocidade das transações e reduzir o custo das transações.

Stripe formou recentemente uma equipe para explorar oportunidades em criptografia e Web3, um termo coletivo que se refere à versão descentralizada para a internet.