África do Sul começará a testar criptomoedas como o Bitcoin e regulamentações estão a caminho

África do Sul começará a testar criptomoedas como o Bitcoin e regulamentações estão a caminho

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Banco de Reserva Sul Africano anunciou que testará o regulamento de criptomoedas, como o Bitcoin. Loerien Gamaroff, CEO da Bankymoon, revelou que sua empresa foi selecionada como o primeiro negócio a julgar os novos regulamentos.

A África do Sul esteve entre as mais lentas das economias para desenvolver regulamentos de criptomoedas

A África do Sul está tomando medidas significativas para solidificar um quadro regulatório para o Bitcoin e as criptomoedas. O Banco de Reserva Sul Africano (SARB) anunciou que começará a analisar uma série de regulamentos relativos a moedas virtuais.

A África do Sul foi uma das mais lentas das economias avançadas para começar a desenvolver um aparelho jurídico para criptomoedas, criando críticas por não aceitar as moedas virtuais e a tecnologia blockchain mais cedo.

Loerien Gamaroff, CEO da empresa de serviços de Blockchain, a Bankymoon, revelou que sua empresa será objeto de uma prova dos regulamentos preliminares da SARB. Gamaroff confirmou que ele teve contato consistente com o Banco de Reserva Sul Africano em discutir a sandbox regulatória e realizou vários seminários relativos a casos de uso potencial para as criptomoedas na economia sul-africana. Gamaroff também revelou seu envolvimento com a pesquisa dirigida pelo governo em criptomoedas alternativas (Altcoins).

Os anúncios ocorrem em plena aceitação da tecnologia de criptomoedas na África do Sul

“Tudo o que estamos fazendo neste momento é ver o quão longe esse relacionamento irá continuar dentro desta sandbox”, afirmou Gamaroff. “Isso ocorre porque o Reserve Bank está muito hesitante em dar um selo de aprovação em qualquer coisa que surgir. A sandbox só será centrada na Bitcoin durante esta fase inicial, mas está focada na aplicação de regulamentos amplos para todas as criptomoedas”, disse ele.

A Gamaroff expressou sua crença de que os regulamentos são, em última instância, positivos para as criptomoedas e serão vitais para alcançar a legitimidade do uso da moeda virtual na África do Sul. “Eu acho que o regulamento irá mover as coisas e tornar a população confortável e segura ​​com o Bitcoin. Com esses novos regulamentos, essas pessoas comuns agora podem confiar que Bitcoin não é algo para hackers e criminosos”, disse Gamaroff.

Em fevereiro, o SARB anunciou a intenção de desenvolver uma “moeda virtual nacional” que se baseasse na tecnologia de livros contábeis distribuídos (Blockchain).

Crescente volume do Bitcoin (LocalBitcoins)

Os anúncios ocorrem em plena aceitação das criptomoedas na África do Sul. Michael Jordaan, ex-CEO do First National Bank, afirmou recentemente o seu apoio às criptomoedas e a crença de que um dia viriam rivalizar com as moedas fiat. O volume de negociação P2P também teve um crescimento consistente nos últimos meses.