A segunda estréia do Bitcoin no mercado de futuros pode atrair volume para esse mercado selvagem

A segunda estréia do Bitcoin no mercado de futuros pode atrair volume para esse mercado selvagem

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O segundo lançamento dos futuros bitcoins nos Estados Unidos é visto como um outro passo em direção a grandes investidores institucionais que se precisam se preparar para um ativo volátil que, até recentemente, era acessível apenas para mercados não regulamentados.

Com o lançamento de contrato de futuros na semana passada pelo rival Cboe Global Markets, o CME será liquidado em dinheiro. Mas terá o preço fixado apartir do índice de dados de várias exchanges de criptomoedas, em vez de apenas uma.

“O contrato da CME é baseado em uma ampla gama de exchanges”, disse Matt Osborne, diretor de investimentos da Altegris, um fornecedor de investimentos alternativos de US $ 2,5 bilhões com sede em San Diego, Califórnia. “Então, existe a possibilidade de que o contrato da CME possa gerar mais interesse e mais volume”.

O Bitcoin tem chamado a atenção por altos lucros, mas também é notoriamente volátil. As exchanges de Bitcoin e as carteiras de moeda digital, entretanto, têm lutado com problemas como interrupções, ataques de negação de serviço (DDoS) e hacks.

O Bitcoin atingiu outro recorde na sexta-feira, perto de US $ 18.000, na plataforma BitStamp, com sede no Luxemburgo, e subiu cerca de 1.700% neste ano.

Os futuros de bitcoin da Cboe, com sede em Chicago, aumentaram quase 20% em sua estréia na segunda-feira, e mais de 4.000 contratos foram negociados até o final da liquidação.

Mas o volume de negociação no contrato de um mês, que expira em janeiro, caiu para aproximadamente 1.500 contratos no dia seguinte. Na sexta-feira, o volume havia se estabilizado em cerca de mais de 1.000 contratos.

Em contrapartida, o volume de negócios nos futuros do índice de volatilidade da Cboe geralmente corre em dezenas de milhares para mais de 100 mil contratos, disseram os participantes do mercado.

O declínio no volume de futuros de bitcoin era esperado, disseram os analistas, com preocupações quanto à volatilidade da criptomoeda.

A corretora TD Ameritrade disse na sexta-feira que permitiria que certos clientes negociassem futuros de bitcoin na CBOE em 18 de dezembro. Veja aqui

O preço do contrato de futuros diminuiu mais de 5% desde o seu lançamento em 10 de dezembro.

Alguns investidores acreditam que os futuros da CME bitcoin podem atrair mais demanda institucional porque o preço de liquidação final é retirado de trocas múltiplas.

O contrato de futuros Cboe é baseado em um preço de leilão de fechamento do bitcoin na exchange Gemini, que é de propriedade e operada pelos empresários de moeda virtual e irmãos Cameron e Tyler Winklevoss.

Com certeza, o sentimento geral no mercado continua sendo de cautela e isso se refletiu nos requisitos de marginTrade para os contratos.

No mercado de futuros, a margem refere-se ao depósito inicial feito em uma conta para celebrar um contrato.

O requisito de margem na CME é de 35%, enquanto na Cboe é de 40%, refletindo a volatilidade da criptomoeda. A margem para um contrato de futuros S & P 500, ao contrário, é de apenas 5%, disseram analistas.

Um comerciante de futuros disse que a margem média para corretores ou intermediários em contratos de bitcoin é cerca de duas vezes as margens cambiais.

Andrew Busch, diretor de inteligência de mercado da Comissão de Negociação de Futuros de Mercadorias dos EUA em uma entrevista para a CNBC na semana passada, apontou que o mercado para o bitcoin ainda não está regulamentado.

“É importante ter isso em mente, enquanto (os investidores) estão tentando tomar uma decisão”, acrescentou.

Alguns analistas acreditam que vai demorar algum tempo antes que os futuros de bitcoin decolem, para serem negociados em grande escala.

Muitos traders profissionais usam sistemas quantitativos para identificar oportunidades comerciais e isso requer um histórico de dados que os contratos futuros de bitcoin ainda não possuem.

“Os volumes vão aumentar lentamente à medida que os traders profissionais se sentirem confortáveis ​​com a ação de preços e, mais importante, se sentirem confortáveis ​​com a volatilidade e o uso da margem”, disse Osteto Altegris.

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/