A revolução começou! Banco Central da Ucrânia adotará criptomoeda

A revolução começou! Banco Central da Ucrânia adotará criptomoeda

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

As criptomoedas como um todo receberam outro impulso em direção à adoção comum com o Banco Nacional da Ucrânia, considerando a criação de sua própria criptomoeda baseada na moeda nacional do país, o Hryvnia.

Anunciada por um canal de notícias ucraniano, a notícia foi recebida com alguma resposta positiva nas mídias sociais, com nativos ucranianos expressando seu sentimento nas mídias sociais. Alicenow, um usuário do Reddit comentou:

“Esta medida irá garantir que a corrupção seja reduzida e que o quadro financeiro alcance um ponto alto de estabilidade.”

Criptomoeda entrará no sistema nacional de pagamentos da Ucrânia

A moeda proposta, denominada “Hryvnia eletrônica“, será abrangida pelo sistema nacional de pagamentos ucraniano. Os funcionários do banco afirmaram que o objetivo principal desse movimento é reduzir a quantidade de moeda fiduciária em circulação, um processo cada vez mais caro. O e-hrynvia funcionará com uma relação de troca de 1: , que é um passo dado para não contribuir para a inflamação econômica.

Alexei Kushch, o conselheiro do chefe da Associação dos Bancos Ucranianos, afirmou:

“Muitos bancos centrais estão desenvolvendo moedas nacionais semelhantes. Agora, a circulação de moeda na Ucrânia funciona em duas esferas: é dinheiro e não dinheiro. E com a ajuda da tecnologia Blockchain, você pode iniciar o terceiro formulário – digital. O dinheiro digital também será em contas bancárias, mas será registrado em uma carteira eletrônica. Ao mesmo tempo, devido à tecnologia Blockchain, o dinheiro será protegido contra fraudes, ataques de hackers e retirada ilegal ”.

As autoridades do banco também foram adiante e afirmaram que a medida é uma oportunidade para que as criptocracias cresçam na Ucrânia, um país onde o conceito de ativos digitais ainda está em seus estágios iniciais. Alguns especialistas em finanças dentro do país falaram sobre como o movimento NBU não é realmente a necessidade da hora.

Igor Lvov, um analista financeiro do sistema financeiro ucraniano, afirmou que as pessoas que estão abaixo da linha da pobreza não se importam realmente com o método de transação do dinheiro, mas precisam apenas da entidade para a despesa.

Embora a notícia já tenha irritado a comunidade na Ucrânia, os funcionários declararam publicamente que a decisão ainda não está totalmente formada e que algumas partes integrantes do processo ainda estão sendo consideradas.

Kushch até adicionou:

“Uma diferença importante entre a criptomoeda e o dinheiro digital é que os últimos são emitidos por instituições financeiras e são suas obrigações, que podem ser compradas por dinheiro. Uma criptomoeda, por exemplo, o Bitcoin, pode ser obtida por mineração, sem colocar qualquer hryvnia no banco.”