HomeA Reserva Federal e os chefes do Banco da Inglaterra criticam criptomoedas

A Reserva Federal e os chefes do Banco da Inglaterra criticam criptomoedas

Sam Grant

Imagem de um bitcoin com um fundo de gráfico de preços desfocado

O presidente da Reserva Federal de Atlanta, Raphael Bostic, acredita que o setor de criptomoedas merece atenção, especialmente agora que o mercado tem sido dramático.

O presidente da Reserva Federal de Atlanta, Raphael Bostic, falou sobre o setor de criptomoedas em rápida evolução, dizendo que não deve ser ignorado. O funcionário do Federal Reserve notou ontem os desenvolvimentos significativos no espaço FinTech, acrescentando que a criptomoeda não pode ser ignorada.

O Bostic fez referência especificamente à volatilidade no mercado, acrescentando que é um dos aspectos que desencoraja o uso desses ativos digitais como alternativas às moedas fiduciárias. Embora ele tenha reconhecido que moedas estáveis eram mais adequadas para se tornarem substitutas de moedas tradicionais, ele também disse que elas ainda estavam longe de passar em todos os testes.

“O espaço de criptomoedas, em particular agora […] é um mercado extremamente volátil, e não acho que suas características no momento sejam propícias para que sejam moeda”, disse ele.

As observações vêm apenas há uma semana desde que o presidente da Reserva Federal de St. Louis, James Bullard, revelou que estava ciente da natureza volátil das criptomoedas. Bullard fez os comentários em meio à queda do mercado de criptomoedas, acrescentando que a atividade do mercado cripto não representava uma ameaça significativa para o sistema financeiro.

“Por si só, eu não vejo isso como uma preocupação sistêmica neste momento.”

Bullard foi apoiado pela Bostic, que, enquanto falava com a Bloomberg TV, confirmou estar ciente da volatilidade. Os dois funcionários da Reserva Federal concordaram que a volatilidade não estava em uma escala que teria impacto sobre a economia. Curiosamente, Bostic afirmou [na época] que não considerou o setor de criptomoedas ao elaborar políticas que afetam o sistema financeiro geral.

O Banco da Inglaterra mostra ceticismo em relação a criptomoedas

Embora os bancos e autoridades relevantes nos EUA tenham aceitado as criptomoedas e estejam trabalhando para sua regulação, o quadro no Reino Unido é diferente. O governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, descreveu ontem as criptomoedas como “perigosas” em uma sessão com o Comitê do Tesouro do parlamento britânico.

“Sou cético sobre os cripto-ativos, francamente, porque eles são perigosos, mesmo se há um enorme entusiasmo lá fora.”

Bailey, que tem sido um oponente de longa data de criptomoedas, disse que estava cético sobre eles por causa do entusiasmo em torno deles. No início deste mês, Bailey alertou as pessoas para não investirem em ativos de criptomoedas, alegando que era como jogar dinheiro fora.

Falando a jornalistas após a decisão do Banco da Inglaterra sobre a taxa de juros, ele criticou os cripto-ativos como o Bitcoin, dizendo que eles não tinham “valor intrínseco“. Ele continuou acrescentando que as palavras criptomoedas e moeda não mereciam ser usadas junto em uma frase, pois não “combinam“.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.