A relevância da criptomoeda como reserva de valor continuará aumentando, diz CEO da DBS

A relevância da criptomoeda como reserva de valor continuará aumentando, diz CEO da DBS

By Hassan Maishera - min. de leitura

As criptomoedas são consideradas uma reserva de valor por um número crescente de investidores.

Piyush Gupta, diretor executivo (CEO) do DBS Bank, está confiante que criptomoedas como o Bitcoin continuarão sendo adotadas como reserva de valor. Ele comparou a criptomoeda ao ouro e acredita que o status do Bitcoin aumentará nos próximos anos.

Gupta deu a conhecer durante uma entrevista à Bloomberg. No entanto, Gupta afirmou que não acredita que as criptomoedas substituirão as moedas fiduciárias emitidas pelo governo. Ele disse;

“Reguladores e políticos estarão relutantes em abrir mão do controle da política monetária e das ferramentas de gestão econômica e, portanto, serão muito cautelosos em deixar o dinheiro privado crescer. Dito isso, acho que o dinheiro privado (cripto) continuará a crescer como uma reserva significativa de valor, assim como o ouro é hoje.”

O caso de uso real do Bitcoin tem sido um tópico de debate nos últimos anos. De acordo com alguns participantes do setor, o Bitcoin é uma moeda, enquanto outros acreditam que a principal criptomoeda é uma reserva de valor.

Gupta acrescentou que acha que seria muito difícil para as criptomoedas substituir as moedas fiduciárias tradicionais. Ele disse;

“A razão para isso é que o dinheiro precisa ter três atributos: ser uma unidade de conta, um meio de troca e uma reserva de valor. As moedas de emissão privada têm dificuldade em atingir as duas primeiras.”

De acordo com Gupta, as criptomoedas acham difícil atingir as duas primeiras devido à falta de fé mais ampla no mercado no momento e à extrema volatilidade do Bitcoin e das outras criptomoedas líderes.

Bancos centrais em todo o mundo estão desenvolvendo moedas digitais de bancos centrais (CBDCs), e Gupta está confiante que elas se tornarão relevantes nos próximos anos. Como tal, ele aconselhou os participantes do setor a ficarem próximos dos desenvolvimentos das CBDCs.