A regulamentação do bitcoin prejudicará seu valor?

A regulamentação do bitcoin prejudicará seu valor?

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O HSBC concluiu esta semana a primeira transação comercialmente viável do mundo, usando a blockchain, uma tecnologia de contabilidade compartilhada. A Blockchain também fornece criptomoedas como bitcoin. As criptomoedas estão sob crescente investigações, com pedidos para que sejam reguladas. O Bitcoin é a maior delas.

Algumas pessoas afirmam que a regulamentação levará a uma maior transparência e a investimentos mais seguros. Outros argumentam que isso prejudicará seu valor e seu caráter descentralizado. Veja abaixo a opinião de alunos de MBA de algumas das melhores escolas de negócios do mundo:

Marco D’Egidio, MIP Politecnico di Milano – A regulação pode ter um “efeito de desacoplamento” no bitcoin e na blockchain. Inicialmente, o Bitcoin poderia sofrer restrições, mas essas regras também podem ser vistas como um requisito inevitável para entrar na economia real. Os desenvolvimentos que criam um sentimento negativo em torno das criptomoedas devem ter um impacto negativo sobre os preços.

Richard Durant, Nanyang Business School – A regulamentação poderia implicitamente legitimar e empurrar aplicações da blockchain em outros setores, principalmente comerciais e industriais, como o recente acordo de comércio exterior do HSBC parece mostrar. O futuro parece promissor para uma tecnologia capacitadora como a blockchain. O sucesso do Bitcoin, enquanto isso, dependerá mais da estrutura, se houver, que os legisladores decidam colocar em prática.

Christian Pemberton, Juiz Business School, Universidade de Cambridge – A falta de regulamentação é uma grande parte do apelo do bitcoin e outras criptomoedas. Este apelo deriva de uma desconfiança dos bancos centrais e governos. Mas muitas pessoas desconfiam do bitcoin por causa dessa falta de regulamentação. O Bitcoin está sendo usado em um amplo espectro de atividades criminosas, como lavagem de dinheiro e evasão fiscal, mas deve-se salientar que as moedas FIAT também eram usadas antes do nascimento da criptomoedas. A regulamentação forneceria um véu de legitimidade e respeitabilidade ao bitcoin, mas o impacto real no valor do bitcoin dependerá da amplitude e profundidade de quaisquer novas regras.

Georgie Hazel, da Escola de Negócios da Universidade de Exeter – A clareza oferecida pela regulamentação provavelmente aumentaria a legitimidade percebida das moedas virtuais. Meu voto é de regulamentação [agindo como um] speed-bump no curto prazo, mas um incentivo a longo prazo, aumentando o valor e oferecendo proteção aos investidores. A especulação em torno da regulamentação provavelmente causará maior volatilidade no preço do bitcoin do que a implementação real. Quando os investidores estão inseguros sobre a legitimidade de sua criptomoeda e como vão ser tributados quando a vendem, provavelmente a evitarão ou pelo menos a manterão até que o esclarecimento seja dado. A regulamentação pode vir de diversas formas, desde a redução do anonimato até a exigência de nomes reais em holdings e transações de bitcoin, até proibições definitivas (como na Índia ). As tendências na Coreia do Sul, com um mergulho inicial seguido de um nivelamento à medida que os efeitos foram esclarecidos, provavelmente oferecerão uma estrutura para outras regiões. O Reino Unido poderia fazer pior do que seguir a liderança do Japão, desenvolvendo regulamentações que apóiem ​​o crescimento saudável da tecnologia.

Richard Durant, Nanyang Business School, Cingapura – O preço do Bitcoin é impulsionado pela especulação de investidores que têm uma crença profunda na tecnologia blockchain ou estão buscando ganhos de capital de curto prazo. Qualquer desenvolvimento que crie um sentimento negativo em torno da criptomoeda deve ter um impacto negativo sobre os preços, incluindo a regulamentação. Em última análise, o valor do bitcoin não será determinado pela regulamentação, mas sim pela sua utilidade no mundo real, incluindo como sistema de pagamento ou reserva de valor. No longo prazo, a regulamentação pode ser positiva para as criptomoedas, uma vez que ajudará a legitimá-las como uma classe de ativos e fornecer proteção aos investidores, acelerando sua adoção. Só porque a tecnologia blockchain subjacente tem valor, isso não significa necessariamente que o bitcoin tenha valor.

Neha Jha – Nanyang Business School, Cingapura – Fatores como volatilidade, pressões regulatórias e falta de um valor intrínseco impedem que o bitcoin seja uma moeda confiável. O valor do bitcoin é derivado de uma ideia de descentralização, de modo que a inclusão de contrapartes ou órgãos reguladores que forçam a regulação e o controle vence seu propósito. Mas, em meio a preocupações crescentes com a manipulação de valor por meio de práticas questionáveis ​​e com as crescentes integração das empresas para alavancar as ofertas iniciais de moeda para levantar fundos, a regulamentação parece inevitável. No entanto, o bitcoin representa uma parte muito minúscula do potencial da tecnologia blockchain. A tecnologia de contabilidade compartilhada já está sendo adotada por vários setores e pode proliferar por meio de serviços financeiros, setor público, varejo e manufatura.

Participe da discussão nos comentários abaixo.

Fonte