
A moeda digital nigeriana será lançada oficialmente em 1º de outubro de 2021
O projeto de moeda digital da Nigéria deve se beneficiar da colaboração com o Bitt, o Banco Central do país, anunciado na segunda-feira.
De acordo com o comunicado à imprensa, a Bitt, com sede em Barbados, fornecerá assistência técnica enquanto o Banco Central da Nigéria (CBN) se prepara para finalizar o lançamento da moeda digital do país chamada de "eNaira".
O CBN disse no comunicado que a decisão de selecionar a Bitt veio de vários pontos fortes da empresa de fintech, incluindo sua "competência tecnológica, eficiência [e] segurança de plataforma".
O banco também analisou a experiência anterior da empresa sediada em Barbados em um projeto relacionado, que ajudou a lançar em abril deste ano.
A mudança para o parceiro Bitt ocorreu após um anúncio anterior de que o eNaira seria lançado em 1º de outubro deste ano. Ele também vem por trás do aviso do regulador bancário aos bancos e outras instituições financeiras contra o Bitcoin e outras criptomoedas.
Comentando o anúncio, o Governador do Banco Central, Godwin Emefiele, destacou a capacidade do eNaira de melhorar a inclusão financeira, as remessas mais baratas e a arrecadação de impostos.
O eNaira está programado para ser lançado em etapas e o projeto verá a moeda digital se tornar com curso legal. Na fase inicial, o Banco Central emitirá, distribuirá e facilitará o resgate da moeda digital.
A próxima fase verá as instituições financeiras registradas obterem a moeda digital do banco, bem como supervisionar a emissão de stablecoins.
Na próxima etapa, o governo pretende iniciar o processamento da transação, que continuará com maior integração entre os participantes financeiros, comerciantes e usuários individuais. Na quinta etapa, o eNaira passará a fazer parte do Retail Consumer Suite, permitindo uma experiência mais tranquila para os clientes.