HomeA moeda do jogo World of Warcraft vale quase 7 a 60 vezes mais do que um bolívar, a moeda venezuelana

A moeda do jogo World of Warcraft vale quase 7 a 60 vezes mais do que um bolívar, a moeda venezuelana

Ruchi Gupta

A comparação feita com o preço oficial do dólar americano mostra a desvalorização experimentada pela moeda venezuelana, devido à crise econômica e aos altos níveis inflacionários com os quais os cidadãos lutam. O valor é maior ainda se o preço do dólar no mercado negro for usado como referência.

De acordo com informações publicadas pela agência de notícias Fortune, a moeda venezuelana, o bolívar, hoje é uma das moedas mais desvalorizadas no mundo real, perdendo até para moedas de jogos online como o World of Warcraft” (mais conhecido como WoW ), cuja unidade excede sete vezes o poder da moeda venezuelana.

Embora isso não seja uma novidade, já que vários portais de notícias locais da época mencionaram esse fato no ano passado, o que está chamando a atenção é a perda de valor que a moeda venezuelana obteve diante dessa moeda fictícia, uma vez que nestas publicações indicavam que o “ouro WoW duplicou o valor da moeda oficial da Venezuela.”

Este cálculo foi feito pelos pesquisadores da Fortune usando a taxa de câmbio oficial do estado venezuelano para cada dólar, que é Bs. 68.915. No entanto, se o valor é tomado como referência no mercado negro (o valor no qual a maioria dos bens na Venezuela são calculados), o valor é multiplicado exponencialmente, assumindo-se um custo por dólar superior a Bs. 660.000.

Os tokens oficiais do WoW são obtidos executando missões, caçando inimigos ou trocando itens pelos jogadores. Caso o jogador deseje aumentar seu capital na plataforma sem realizar essas atividades, é possível investir dólares americanos para obter algumas moedas no jogo.

Fazendo o cálculo, estima-se que para cada dólar dos EUA o usuário recebe cerca de 10.100 peças de ouro Wow. Portanto, cada unidade da moeda tratada no jogo atualmente excede sete vezes o valor da moeda venezuelana, mas a diferença é maior em comparação com o valor do dólar nos mercados negros venezuelanos, fazendo com que cada “pedaço de ouro” no jogo custe 60 vezes mais que cada bolívar.

Esta comparação mostra as fortes consequências sofridas pelo país sul-americano devido às políticas econômicas gerenciadas pelo atual governo, que levou muitos cidadãos a buscar refúgio no investimento de moedas digitais para encontrar formas de proteger seu capital, ou acesso a bens e serviços que não poderiam ser pagos de nenhuma outra forma pelo controle exercido pelo Estado sobre moedas estrangeiras.

Embora um novo plano monetário seja implementado em breve na Venezuela, muitos críticos dizem que a medida será muito mais prejudicial para os cidadãos, uma vez que a falta de dinheiro causou uma diferença significativa no preço dos produtos. Um exemplo são as ofertas de compra / venda de criptomoedas a um valor mais baixo, se pagos em dinheiro.

No entanto, o presidente venezuelano Nicolás Maduro vem promovendo outras iniciativas para substituir o bolívar como moeda comercial. Recentemente, anunciou o lançamento da Petro, a nova moeda digital promovida pelo Estado, que enfrentou sérios problemas internacionais devido as sanções do governo dos EUA.

Fonte: Fortune / DiarioBitcoin

Guia do Bitcoin

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.