A manipulação de mercado acontece com o Bitcoin e as Criptomoedas?

A manipulação de mercado acontece com o Bitcoin e as Criptomoedas?

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Em um mundo altamente regulado financeiramente, a volatilidade dos preços do Bitcoin e das Criptomoedas é natural ou forçada?

Com anonimato generalizado nos mercados de criptomoedas, a manipulação pode facilmente surgir. Ou seja, quando você não tem uma divulgação clara de compradores e vendedores, você abre as portas para que surjam problemas das baleias e a manipulação do mercado.

Quando o Departamento de Justiça dos EUA abriu uma investigação sobre negociações ilícitas no final de maio de 2018, você deve ter se perguntando. As fraudes tradicionais que ocorrem nos mercados de ações certamente estão ocorrendo e estão ocorrendo nos mercados de criptomoedas. Esses caras têm jurisdição sobre quaisquer transações que ocorram nos EUA.

Embora a volatilidade dos preços do Bitcoin tenha sido tudo menos estável, isso significou que todo o valor de mercado da criptomoeda tem sido o ponto de partida para esquemas do tipo pump-and-dump. Aparentemente, o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) vem trabalhando com a SEC e a CFTC para investigar a manipulação de mercado do preço do Bitcoin, particularmente via spoofing e lavagem de ativos.

A investigação está focada em práticas ilegais que podem influenciar os preços – como spoofing, ou inundar o mercado com ordens falsas para induzir outros comerciantes a comprar ou vender.

A grande mídia quer causar medo (FUD) em você

Como o preço de muitas criptomoedas é especulativo e não está vinculado a ativos reais, a retórica do mainstream tem sido que eles são altamente “arriscados”. No entanto, isso não impediu que milhões de pessoas em todo o mundo investissem nelas. A ascensão dos futuros de Bitcoins pareceu se correlacionar, de acordo com alguns, com a queda do preço da Bitcoin após a anomalia de dezembro de 2017, quando a Bitcoin teve uma queda de 70% no preço, apenas sete meses depois.

Manipulação de mercado, claro, não é novidade, sempre houve baleias, golpistas e fixadores de preços. Os manipuladores de mercado sempre estiveram presentes desde que houvesse mercados. Décadas atrás, os irmãos Hunt tentaram encurralar o mercado de prata (mas falharam). No final do século 19, vários “mergulhadores” tentaram controlar os preços das ações da ferrovia. As criptomoedas são o foco de inovação, mas também uma manipulação desenfreada do mercado que alimentou a ascensão de 1.800 altcoins, onde quase 650 delas exibem sinais de “morte”. Acontece que pode haver tanta fraude e hacking acontecendo, como a inovação real no espaço.

É por isso que os associados corporativos, governamentais e bancários falam de “blockchain” em uma veia muito diferente de criptomoedas, e isso é em parte o que tornou a lenda do Bitcoin (com apenas 10 anos) tão controversa e verdadeiramente impressionante entusiastas e céticos. Ninguém vai contradizer a realidade de que muitos ICOs foram fraudulentos, no entanto, muitas startups que os empregam têm casos de uso incríveis no mundo real, se conseguirem decolar. Obter investimentos iniciais e iniciais não é o que costumava ser para muitas startups iniciais.

De violações nas exchanges de criptomoedas a mudanças legais em países na Coreia do Sul, Índia ou China, há muitos fatores e variáveis ​​provavelmente envolvidos na volatilidade de preços do Bitcoin e na demanda real e escassez artificial criada pelo número limitado de tokens disponíveis – 21 milhões no caso do BTC.

Sabemos que os promotores federais estão trabalhando com a Commodity Futures Trading Commission, a CFTC, um regulador financeiro que supervisiona derivativos vinculados à Bitcoin. Embora a SEC tenha declarado publicamente que o Ethereum não é uma garantia, muitas, se não quase todas, as OICs provavelmente são.

Como a “legalização” das criptomoedas continua a acontecer com líderes como Malta e Coréia do Sul movendo o mundo lentamente para frente, nas proibições de anúncios nos Estados Unidos e as investigações continuam. Mesmo que o Japão busque melhores regulamentações contra a lavagem de dinheiro em suas principais bolsas de criptomoedas, o equilíbrio entre regulamentação, anonimato e transparência continua repleto de violações, fraudes e manipulação de preços de mercado.

Quando você olha para a conturbada história e credibilidade de projetos que receberam financiamento massivo de ICO’s, como Tezos e EOS, você realmente tem que se perguntar sobre a liderança dos supostos competidores em relação a nomes como Ethereum e NEO, que eles mesmos parecem muito maiores e mais comunidades ativas de desenvolvedores ativos diariamente que estabeleceram parcerias legítimas. Se empresas privadas, como a Block.One ou Dynamic Ledger Solutions, Inc, detêm as chaves reais para projetos como EOS ou Tezos, que esperança elas poderiam ter de realmente ser descentralizadas? Assim, os projetos de criptomoedas sofrem com grandes problemas de credibilidade, onde os consultores de criptomoedas alinham seus white papers, mas o senso comum determina que a maioria desses projetos não tem muita esperança de sustentabilidade a longo prazo e não é comercialmente viável.

A boa notícia: O Bitcoin não precisa da permissão de ninguém

Então, enquanto as ICOs vão e vêm e certamente algumas serão processadas. Os defensores do Bitcoin e os verdadeiros “HODLers” permanecem. Apesar do entusiasmo e da interrupção, o histórico de blockchain e contratos inteligentes não está esperando a permissão de ninguém, pois dezenas de casos de uso ganham impulso a cada mês, como casos de uso na Venezuela, e novas plataformas de aplicativos descentralizadas são criadas. Para cada 100 especuladores de criptomoedas, pode haver alguém que realmente se importe com a evolução do blockchain para fortalecer um mundo melhor.