A investigação revela: As opiniões são contraditórias sobre o tema do risco crypto

A investigação revela: As opiniões são contraditórias sobre o tema do risco crypto

By Sam Grant - min. de leitura
Imagem de uma criptomoeda em uma bolha de sabão

A maior preocupação da maioria das instituições financeiras, em relação ao crypto, é o seu uso em atividades ilegais, revela uma pesquisa da ACAMS

A pesquisa realizada recentemente mostra opiniões divididas entre as instituições financeiras, o governo e a comunidade crypto.

Conduzida pela Associação de Especialistas Certificados em Combate à Lavagem de Dinheiro e pelo Royal United Services Institute, a pesquisa relata que a grande maioria das instituições financeiras está convencida de que há muitos riscos quando se trata de criptografia. Explica ainda que essa percepção é resultado do uso não verificado de criptomoedas em atividades ilícitas.

Funcionários do governo e membros do setor privado que participaram da pesquisa também pensam da mesma forma sobre o uso da criptomoeda hoje.

O diretor executivo da ACAMS, Rick McDonnell, afirmou que os achados revelam algumas das percepções que a criptomoeda tem no mundo dizendo:

Os resultados desta pesquisa fornecem uma visão global única sobre como os entrevistados de governos, instituições financeiras e a própria indústria crypto pensam sobre a criptomoeda: seu potencial e seus riscos. Vale a pena observar suas opiniões à medida que a formulação de políticas e a aplicação de regulamentações continuam a tomar forma em todo o mundo ”.

Mais de 500 profissionais de diversos setores participaram da pesquisa. 96% da população pesquisada conhecia o Bitcoin, enquanto apenas 66% conhecia o Ethereum.

70% dos participantes da pesquisa identificaram a atividade criminosa como sua maior preocupação sobre o crypto. A maioria deles destacou ainda a lavagem de dinheiro como o caso de uso criminoso mais problemático de criptomoedas. Outros casos de uso mencionados incluem a compra de bens ilegais por meio de criptomoeda, o uso de criptomoeda para evitar sanções e para facilitar crimes, como o tráfico de pessoas.

Essas descobertas são uma indicação clara de que, apesar da crescente adoção da criptomoeda, o governo e as instituições financeiras ainda não a adotaram totalmente.

Como esperado, há um abismo quando se trata de como a comunidade crypto percebe a classe de ativos: menos de 10% dos participantes do espaço crypto consideram a criptomoeda arriscada.