Com legalização do Bitcoin na Índia, a procura fará o preço disparar

Com legalização do Bitcoin na Índia, a procura fará o preço disparar

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Depois de anos de funcionamento sem regulamentação, exchanges e startups de Bitcoins, entraram em um novo conjunto de regulamentos e políticas pelo governo indiano nos próximos meses.

Desde o lançamento do Bitcoin em 2009, analistas e especialistas afirmaram que países em grande parte não bancarizados como a Índia apresentam um mercado gigantesco para o bitcoin. A Índia tem cerca de 800 milhões de cidadãos não bancarizados, cujo ecossistema financeiro e sistema pioraram em conseqüência da decisão do primeiro ministro indiano Narendra Modi de desmonetizar os bancos mais populares.

A remoção das duas notas de banco levou a turbulência financeira nacional e a instabilidade. Centenas de milhões de cidadãos têm lutado para obter dinheiro para financiar as operações do dia-a-dia e as necessidades de compra. O sistema financeiro da Índia deteriorou-se ainda mais quando os caixas automáticos do país começaram a ficar sem dinheiro.

De acordo com o vice-gerente geral do SBI, Ajoy Kumar, mais de 90% dos caixas eletrônicos na Índia não têm dinheiro para saques, e cerca de 70% dos caixas eletrônicos em três distritos estão sem dinheiro.

“Quase 70 por cento dos nossos 648 caixas eletrônicos nos três distritos não têm dinheiro, o restante também ficará seco nos próximos dias, já que não temos dinheiro para reabastecer as máquinas”, disse Kumar. 

Com o sistema monetário em declínio e demonstrando um alto nível de incompetência nos últimos meses, a demanda por bitcoin tem aumentado. As principais bolsas de bitcoin, incluindo a Zebpay e a Unocoin, experimentaram um enorme crescimento a médio prazo em seus volumes de negociação e base de usuários.

As trocas de bitcoin indianas locais poderiam experimentar uma taxa exponencial do crescimento no futuro próximo se o governo decidir oficialmente fornecer quadros regulatórios para as exchanges bitcoin.

Um número crescente de cidadãos não bancarizados provavelmente migrará para uma alternativa financeira mais eficiente e transparente como o bitcoin, se o governo e o comitê interdisciplinar oferecerem clareza sobre a legalidade do bitcoin. A comissão deverá apresentar uma proposta entre 15 e 20 de Maio ao Ministério das Finanças, que poderá então tomar a medida regulamentar.

Embora as publicações e pesquisadores locais, incluindo a CNBC Índia, tenham estabelecido seus pontos de discussão sobre a taxação do comércio de bitcoin, o governo indiano provavelmente seguirá os roteiros de outros países asiáticos, como o Japão, para aumentar rapidamente sua indústria bitcoin. A tributação dos negócios e transações bitcoin afetará negativamente a indústria e diminuirá a atividade dos comerciantes bitcoin.

Com a legalização do bitcoin, espera-se que a negociação dispare em ambas as plataformas de negociação, as exchanges, Zebpay e a Unocoin.

Fonte: btcmanager.com

Adaptação/tradução: Guia do bitcoin