A empresa de desenvolvimento de software Ethereum ConsenSys enfrenta auditoria por irregularidades financeiras

A empresa de desenvolvimento de software Ethereum ConsenSys enfrenta auditoria por irregularidades financeiras

By Charles Thuo - min. de leitura

A ConsenSys, uma empresa de desenvolvimento de software Ethereum, está enfrentando uma auditoria multibilionária para investigar irregularidades nas transações financeiras que ocorreram na empresa.

Em 1º de março de 2022, um grupo de 35 funcionários apresentou um pedido de investigação especial de acordo com o Código suíço de Obrigações. No entanto, este grupo representa apenas mais de 50% dos acionistas da ConsenSys AG que querem que esta questão seja investigada.

As irregularidades financeiras em questão

Segundo relatos, as irregularidades em questão foram cometidas em 14 de agosto de 2020 e envolveram a transferência de propriedade intelectual fundamental e subsidiárias para uma nova entidade chamada Software Incorporated (CSI). As transações em questão foram feitas para compensar o empréstimo do fundador da ConsenSys, Joseph Lubin, no valor de US$ 39 milhões e em troca de uma participação de 10% na CSI.

Os ativos transferidos incluem produtos ConsenSys da MetaMask, Infura, Truffle, Codefi e Pegasys. Eles também incluíam subsidiárias no Reino Unido, França, Irlanda, Hong Kong e Austrália. O valor total dos ativos transferidos foi avaliado em US$ 46,6 milhões.

Durante a transação, Frithjof Weinert e Joseph Lubin atuaram como diretores da CSI e da ConsenSys AG e as transações ocorreram sem o conhecimento dos acionistas minoritários, o que é ilegal de acordo com a lei suíça e exige uma investigação e auditoria especiais nos Estados Unidos.

Além disso, as assembleias anuais de acionistas da ConsenSys foram adiadas ilegalmente após 2018, fazendo com que Frithjof Weinert continuasse atuando como membro do conselho de administração, além de também ser acusado de ser um diretor nomeado ilegalmente.

O Tribunal suíço revisará a auditoria solicitada antes de concluir se as investigações precisam ser realizadas.