A criptomoeda está aqui para ficar? – Tudo o que um novato deve saber

A criptomoeda está aqui para ficar? – Tudo o que um novato deve saber

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O crescimento rápido das criptomoedas em um período muito curto é em si um indicador de seu valor como meio de troca. O design inovador apoiado pela tecnologia digital é outra atração que as torna invencíveis. Se você é novo no mundo das criptomoedas, aqui está o que você deve saber sobre essa nova tecnologia. As razões citadas abaixo são as principais responsáveis ​​pela moeda digital ser uma força poderosa agora e que você não deve ignorar.

Razão 1: Descentralizada

A moeda tradicional que usamos é controlada por governos e instituições financeiras como bancos. O dinheiro é criado por eles; o fornecimento e o uso são regidos por taxas de juros que aumentam ou diminuem a critério dos órgãos reguladores.

No caso das criptomoedas, a situação é totalmente diferente. Não há autoridade centralizada que regule seu uso. E se alguma mudança for realizada, ela será implementada por meio da aprovação da grande comunidade de criptomoedas. Apesar de uma maioria exercer influência sobre a moeda, uma minoria ainda pode se desviar para criar um hard-fork ou uma versão diferente da criptomoeda, que é como algumas altcoins surgiram.

Participe do nosso canal de telegram

Razão 2: Baixos custos e sem complicações

Quando comparado com o sistema convencional de moeda fiduciária, as criptomoedas têm custos de transação mais baixos e processamento mais rápido. Por exemplo, em uma transação com cartão de crédito, o processo leva alguns dias para ser concluído e isso também é verdade para outros métodos convencionais de transferência, incluindo transferência eletrônica, ACH e cheque.

Isto é devido à presença de vários intermediários. Em uma transação com cartão de crédito, você tem três intermediários entre o cliente e o comerciante. Este não é o caso das criptomoedas. Você não tem intermediários.

O Bitcoin, a criptomoeda mais popular, tem um custo de transação ligeiramente maior do que o ACH, é melhor quando comparado a outras formas de transferência, seja online, cheques e cartões de crédito. Também é mais rápido com a transação sendo concluída em menos de dois minutos.

No entanto, deve-se ter em mente que, se você lidar com exchanges de criptomoedas para converter Bitcoin ou altcoins em moeda fiduciária, taxas adicionais serão cobradas. Como comparação, a Coinbase afirma aplicar uma taxa de cerca de 1,49% -3,99% ; a Kraken cobra dependendo do volume de negociação e geralmente suas taxas variam de 0% a 0,26%; e, finalmente, há o CEX.IO – seu cronograma de honorários é um pouco mais complexo: o valor das taxas de fabricante-comprador varia de 0% a 0,25%, enquanto a comissão do serviço de pedido FOK pode chegar a 7%. Claro, há mais exchanges por aí e cada uma tem sua própria política de taxas. Portanto, antes de iniciar qualquer negociação de criptomoedas, examine cuidadosamente as taxas.

Razão 3: capacidade autônoma

As criptomoedas são apoiadas pela tecnologia blockchain. A blockchain conta com a crescente comunidade de criptomoedas, que executa o software para verificação das transações que ocorrem sem a regulamentação do governo ou de um banco.

Sempre que uma transação ocorre on-line, a comunidade é atualizada. Isso cria novas cadeias de dados ou blocos. A blockchain é essencialmente um tipo aberto de registro ou um livro razão para as transações, que é permanente e verificado. Como os dados são imutáveis ​​e, além disso, descentralizados, eles inspiram confiança entre os usuários, pois todo o histórico de transações é transparente, com quaisquer alterações facilmente identificaveis imediatamente. Essa essência da tecnologia blockchain faz dela um recurso potente para aplicação em vários setores.

A IBM e a empresa de navegação Maersk, para mencionar algumas, já estão usando a tecnologia para simplificar suas operações e torná-las eficientes. A precisão dos registros e a garantia de um processo livre de corrupção se torna mais fácil com a blockchain.

Mas ainda há um problema urgente: Valor Flutuante da Criptomoeda

As criptomoedas tiveram um grande aumento de preço em 2017 devido ao aumento do interesse na moeda digital em todo o mundo e ao promissor potencial da tecnologia blockchain de alimentar a moeda. No entanto, devido à natureza evolutiva da criptomoeda e ao maior grau de especulação no mercado, há alta volatilidade.

O valor do Bitcoin caiu da marca dos US $ 20.000 no final de 2017 para US $ 10.000 em 2018. A moeda digital mostrou uma queda maciça no valor, mas uma rápida recuperação também.

 A queda no valor deve-se principalmente ao fato de que as criptomoedas ainda não é adotada como um meio de pagamento comum. As conversas sobre regulamentações futuras, a proibição de propagandas de criptomoedas pelo Google e roubos nas exchanges são algumas das razões que influenciaram a queda de preço.

O futuro das criptomoedas: o que os especialistas dizem

Apesar dos grandes contratempos enfrentados pelas criptomoedas em 2018, os especialistas estão otimistas quanto ao futuro da moeda digital. De acordo com David Drake, presidente da LDJ Capital, o preço do Bitcoin pode subir para US $ 30.000.

Jack Dorsey, CEO do Twitter e da Square, previu que o Bitcoin pode ultrapassar o dólar em poucos anos. O diretor de desenvolvimento de negócios da APAC, Thomas Glucksmann, cita o reconhecimento da regulamentação, um grande avanço na tecnologia e a recuperação do mercado pode levar os preços a ultrapassar US $ 50 mil até o final do ano.

Os pagamentos móveis com Bitcoin planejados pela Square e a introdução de futuros de Bitcoin pelo CME Group são exemplos que contribuíram para um aumento no volume de negociações da criptomoeda e, portanto, menor volatilidade. Enquanto estão previstos “quedas selvagens” para as criptomoedas devido aos preços cada vez mais altos que podem alcançar, investir é uma perspectiva muito interessante, porém difícil, ao mesmo tempo.

Conclusão

Os usos potenciais da tecnologia blockchain em diferentes setores podem reduzir drasticamente os sistemas de rotina que são trabalhosos e suscetíveis a erros e substituí-los pelos mais produtivos e mais rápidos. Com a tecnologia formando uma base de um ecossistema eficiente orientado a serviços, as criptomoedas ganham mais valor sendo parte da tecnologia blockchain. Apesar dos íngremes altos e baixos que as criptomoedas tiveram nos últimos dois anos, seu valor inerente ainda é promissor. Isso indica que a criptomoeda pode manter seu próprio forte no presente e no futuro.

Fonte