A blockchain está deixando o Bitcoin de lado e recebendo todos os holofotes

A blockchain está deixando o Bitcoin de lado e recebendo todos os holofotes

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Blockchain já existe há algum tempo, mas desempenha um papel de suporte como espinha dorsal por trás do Bitcoin e de outras criptomoedas. Mas agora a tecnologia, que promete melhor segurança e responsabilidade por meio da manutenção descentralizada de registros, está saindo de trás da cortina e assumindo o centro do palco.

No GeekWire Cloud Tech Summit, Mark Russinovich, diretor de tecnologia da Microsoft Azure, disse que 2018 é o ano em que estamos começando a ver uma ampla variedade de aplicações blockchain, movendo a tecnologia de uma cura romantizada para uma ferramenta real.

“Cada empresa com a qual conversamos está analisando como eles podem aplicar blockchain em várias áreas”, disse Russinovich.

Para ver para onde a tecnologia está indo, basta olhar para a Microsoft. A gigante da tecnologia anunciou recentemente vários planos blockchain destinados a resolver uma variedade de problemas.

A Microsoft, através de sua divisão Xbox, está se unindo à EY para oferecer um serviço blockchain para desenvolvedores de jogos, editores e outros, para simplificar o cálculo de royalties. Russinovich disse que o serviço, que começou os testes em fevereiro e deve ser lançado para os principais parceiros ainda este ano, dá a todos uma visão imediata das informações sobre royalties e contratos, até o momento.

“Este é um caso em que queremos que os editores possam ver os royalties devidos em tempo real, e a blockchain lhes dá essa capacidade”, disse Russinovich. “Antes, eram processos diferentes, sistemas diferentes. Seria 30, 60 dias, antes que eles pudessem ver o que eles deviam. Aqui eles podem ver em tempo real.

A Microsoft também está envolvida em um serviço blockchain para seguro marítimo. EY, Guardtime, A.P. Møller-Maersk e outros se uniram para a plataforma baseada em blockchain que é executada no Azure.

O seguro marítimo é muito mais complicado do que o seguro de carro, por exemplo, porque toda vez que um navio atravessa um país diferente, o prêmio pode mudar. A natureza dinâmica deste tipo de seguro, e as muitas partes interessadas e agências governamentais envolvidas, eleva os preços. Ao dar a todos os envolvidos uma janela para o processo através da blockchain e automatizar o processo, a crença é de que os preços caiam à medida que o seguro marítimo se torne mais simplificado.

A Microsoft tem sido uma das primeiras adotantes da blockchain entre os gigantes da tecnologia. O CEO da Amazon Web Services(AWS), Andy Jassy, ​​disse a repórteres na Invent 2017 que eles não estavam construindo uma tecnologia só porque achavam legal.