A atividade criptográfica russa sobe significativamente durante o lockdown

A atividade criptográfica russa sobe significativamente durante o lockdown

By Harshini Nag - min. de leitura
Atualizado 08 junho 2020
Bandeira da Rússia em Moscou

O volume de negociações e o número de usuários ativos aumentou drasticamente desde março, segundo relatos

Representantes de várias trocas de criptografia na Rússia revelaram um aumento significativo na atividade e no comércio de criptomoedas no país durante o bloqueio do coronavírus. O site de notícias russo RBC informou ontem que o número de traders registrados em abril foi o dobro do número em dezembro do ano passado.

Representantes dos escritórios russos Binance, Garantex e EXMO, entre outros, destacaram o crescimento do número de usuários na Rússia e explicaram as causas do aumento do volume comercial de março a junho.

Gleb Kostarev, chefe do escritório de representação da Binance na Rússia, enfatizou o crescente interesse dos russos no comércio de futuros. “Vale a pena notar separadamente que a popularidade do comércio de futuros está crescendo entre os russos. Em abril e maio, o volume negociado desses instrumentos é duas vezes maior que em março e cinco vezes em janeiro ”, afirmou.

O fundador da bolsa Garantex, Sergey Mendeleev, acredita que o aumento da atividade de criptografia durante o bloqueio pode estar associado a juros de empreendedores ou de fundos suficientes para se arriscar em investimentos arriscados. Ele afirmou que a criptomoeda ainda é vista como um ativo de alto risco na Rússia e as pessoas com orçamentos limitados têm medo de usá-la como um mecanismo de investimento.

Na terça-feira desta semana, as análises da CryptoDiffer, uma startup de mídia criptográfica, revelaram que a Rússia é o país líder por volume de negócios na tabela de classificação de LocalBitcoins. A análise também informou que a Rússia manteve a posição por dois meses consecutivos em abril e maio. Desde então, as bolsas russas se apresentaram para relatar esse aumento do interesse em criptomoedas durante o bloqueio.

O analista da United Traders, Fedor Anaschenkov, afirmou que o auto-isolamento era apenas uma das razões pelas quais o interesse russo na atividade de criptomoedas havia crescido.

Os volumes negociados nas bolsas subiram mais de um terço em março. Isso foi durante o período em que as criptomoedas testemunharam os maiores declínios diários devido ao pânico nos mercados financeiros. “Esperamos que o interesse em criptomoedas cresça depois que o Bitcoin conseguir ganhar uma base acima de US $10.000″, afirmou o analista.

No entanto, o interesse russo em criptomoeda ocorre no momento em que o país está considerando a adoção de um projeto de lei que proibirá atividades relacionadas ao uso de blockchains públicas. Anatoly Aksakov, presidente do Comitê de Duma do Estado russo sobre mercados financeiros, disse em março de 2020 que a próxima lei proibirá o uso de criptografia como pagamento na Rússia. A Associação Russa de Criptomoedas e Blockchain (RAKIB) observou que a adoção do documento em sua forma atual é inaceitável, pois causará danos irreparáveis ​​à Rússia.