A adoção da CBDC está crescendo na Ucrânia, apesar da guerra em andamento, diz CEO da Stellar

A adoção da CBDC está crescendo na Ucrânia, apesar da guerra em andamento, diz CEO da Stellar

By Hassan Maishera - min. de leitura

A Ucrânia está sob ataque das forças militares russas no mês passado, mas a adoção de criptomoedas continua a crescer.

A CEO da Stellar Development Foundation, Denelle Dixon, revelou em uma entrevista recente à CoinDesk que a moeda digital do Banco Central (CBDC) está progredindo na Ucrânia.

A adoção ocorre apesar da guerra em curso no país. Denelle Dixon disse que a Ucrânia está desenvolvendo seu CBDC apesar de sua guerra em andamento com a Rússia.

A Stellar Development Foundation está trabalhando com o banco central ucraniano para desenvolver seu CBDC. O presidente Volodymyr Zelenskyy espera manter a força da moeda nacional desenvolvendo um CBDC. Dixon disse;

“O CBDC é algo em que [a Stellar] continuará trabalhando com a [Ucrânia].”

Ela acrescentou que o presidente Volodymyr Zelenskyy esperava lançar a CBDC este ano, mas a guerra em andamento no país dificulta o alcance desse objetivo.

Dixon apontou que houve alguns atrasos, pois as pessoas envolvidas não conseguiram acessar seus escritórios. Portanto, o desenvolvimento não é tão consistente quanto antes, acrescentou.

A CEO da Stellar disse que não sabe quando o CBDC pode ser lançado e não teve uma atualização sobre o assunto. Ela acrescentou que o presidente ucraniano planeja mudar para uma sociedade sem dinheiro assim que o desenvolvimento da CBDC estiver completo.

As moedas digitais do banco central estão ganhando adoção globalmente à medida que os bancos apex procuram desenvolver e lançar as versões digitais de suas moedas fiduciárias.

A ideia por trás do desenvolvimento de CBDCs é coibir o uso de stablecoins, que se tornaram populares, especialmente no espaço de criptomoedas.

A indústria de criptomoedas mostrou seu lado humanitário na guerra em curso na Ucrânia. Vários projetos de criptomoedas, incluindo Harmony Protocol, TronDAO e outros, arrecadaram milhões de dólares de doadores que buscam apoiar o povo ucraniano durante esse período difícil.