8 Dicas Simples Para ganhar dinheiro no Mercado de Criptomoedas

8 Dicas Simples Para ganhar dinheiro no Mercado de Criptomoedas

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Se você ainda não sabe, acredite o mercado de criptomoedas é uma grande oportunidade para pessoas inteligentes ganharem dinheiro e até em tempos de crise como estamos vivendo atualmente pode ser até um emprego de período integral.

É importante destacar que quem quer investir no mercado de criptomoedas não pode tomar decisões aleatórias, seguindo a manada. Muito pelo contrário os investidores no mercado de criptomoedas precisam fazer suas escolhas baseadas em dados para que possam aumentar a possibilidade de lucrar.

1 – O Mercado de Criptomoedas

Aprenda a analisar os gráficos das criptomoedas. Só assim o investidor consegue descobrir as tendências, para então investir, buscando prever a direção que o preço das criptomoedas estão seguindo.

Hoje existe mais de 5 mil criptomoedas no mercado disponíveis para o investidor negociar, mas é preciso uma análise fundamentalista detalhada poder separar entre aquelas “moedas” que têm melhor desempenho e as que não são boas opções de investimento.

Para um trader iniciante é muito complicado e alguns consideram a análise de dados uma tarefa maçante e confusa. Se você se enquadra nesta categoria continue lendo abaixo mais dicas simples que vão te mostrar um lado do mercado de criptomoedas que poucos conhecem, o lado do lucro para aqueles que buscam aprender e conhecer melhor os dados do mercado de criptomoedas. 

2 -A teoria de Dow

A teoria de Dow representa a alma da análise de qualquer mercado. Podemos resumir a Teoria de Dow, da seguinte maneira: A ação do preço de mercado reflete todas as informações disponíveis. Isso quer dizer que, a estratégia de negociação depende de todas as informações anteriores, atuais e futuras relacionadas ao ativo, nesse caso, as criptomoedas.

Vários fatores influenciam o preço da criptomoeda, então as variações do preço não são tão aleatórias como algum trader desavisado pode achar. O preço depende das regras tradicionais de oferta e demanda, além de atividades de marketing, opiniões públicas e muitas outras particularidades.

Pra você entender melhor essa teoria, podemos explicar da seguinte maneira. Imagine que você pretende contratar alguém para trabalhar, então você vai analisar o currículo dos candidatos para escolher o mais capacitado para contratar, da mesma maneira é se você está buscando uma criptomoeda para investir, é importante analisá-la sobre diversos parâmetros. 

Ao analisar uma criptomoeda, você deve primeiro olhar para o gráfico de preços em um determinado período e buscar entender tudo o que aconteceu para que ela esteja no preço atual.

3- Tendências do mercado

Outra coisa que o investidor do mercado de criptomoedas precisa entender é que quase todas as moedas digitais passam por três estágios de tendências de mercado. São eles:

  1. Fase de acumulação – Os traders experientes começam a comprar ou se livrar das moedas. Eles fazem isso porque perceberam algum motivo que os iniciantes não perceberam. Nesse estágio o preço permanece intacto por um tempo.
  2. Fase de absorção – Outros traders começam a seguir o mesmo padrão. O preço atinge altas ou mínimas históricas.
  3. Fase de distribuição – O preço se estabiliza mais uma vez devido às leis naturais da oferta e demanda.

4- Tempo Gráfico

Quem vai negociar criptomoedas precisa escolher o tempo que pretende fazer suas negociações, sendo assim podemos dividir em investidores de curto e longo prazo.

De curto prazo são os traders que fazem muitas transações rapidamente. Os traders de curto prazo fazem análises em gráficos que podem variar entre períodos de quinze minutos, uma hora ou quatro horas no máximo.

Já os traders de longo prazo são mais pacientes e não precisam analisar os gráficos de preço das criptomoedas a cada hora. Eles usam gráficos de longo prazo, variando de gráficos diários a semanais e até mensais.

5- Capitalização de mercado

Outra maneira de analisar uma criptomoeda é identificando seu valor de mercado. O valor de mercado de qualquer ativo é calculado de uma maneira muito simples: é o preço atual da criptomoeda multiplicado pelo número total de criptomoedas no mercado.

Por exemplo, digamos que existem 1.000 criptomoedas XYZ sendo vendidas por R$ 2 cada uma. Nesse caso, a capitalização de mercado da XYZ é de R$ 2.000.

As criptomoedas com grandes capitalizações são muito mais estáveis, mas em compensação oferecem pouco ou nenhum espaço para valorização. 

Por outro lado, as criptomoedas de pequena capitalização envolvem muito riscos, mas dão aos traders a chance de ganhar muito dinheiro.

6- Índice de Força Relativa

Quem quer ser trader no mercado de criptomoedas precisam conhecer e aprender sobre o Índice de Força Relativa (RSI – Relative Strength Index), um indicador focado em duas características do movimento dos preços de mercado: velocidade e força. 

O RSI (sigla em inglês) é basicamente uma comparação entre o preço atual de uma criptomoeda e seu desempenho histórico. Este indicador mostra se os traders estão comprando demais ou vendendo demais uma determinada criptomoeda. 

7- Emoção do mercado

Tudo que tem intervenção humana precisa ser também  analisada neste sentido, emoções do mercado. Traders costuma ser chamados de “rebanho” porque tendem a seguir a “manada” e fazer o que todo mundo está fazendo.

Eles fazem isso por causa das emoções do mercado, como otimismo, pessimismo, antecipação e ganância. Lembre-se as emoções do mercado não devem impactar suas decisões pessoais, mas você deve ficar atento ao que outros traders estão fazendo, pois isso pode ajudá-lo a ir contra o rebanho e ganhar muito dinheiro.

8- Bitcoin é o rei

O Bitcoin exerce grande influência no mercado em geral. Monitore o preço da primeira e mais conhecida criptomoeda, pois a variação do preço do Bitcoin sempre afeta os preços de outras criptomoedas. 

Para entendermos essa correlação, é fácil, basta ter em mente que se o preço do Bitcoin sobe, outros preços caem porque a maioria dos investidores buscam o Bitcoin

A mesma lógica se aplica ao contrário. O melhor momento para o crescimento de uma altcoin é geralmente quando o Bitcoin está estável e não fica subindo e descendo 

Conclusão

Negociar criptomoedas não pode ser um tiro no escuro, onde você acerta no alvo pela sorte. Não há movimentos aleatórios, por isso é importante entrar nesse jogo pra vencer, e para isso é preciso aprender e analisar as tendências mais importantes.

Agora é com você, estude, aprenda, vença e lucre tomando decisões baseadas nas análises dos dados! Sucesso.