US$72 milhões em Bitcoin são retirados da Bitmex

US$72 milhões em Bitcoin são retirados da Bitmex

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 11 setembro 2020

A Bitmex apresentou um dado curioso, mostrando um volume de saída muito maior do que um volume de entrada desde ontem.

As saídas de valores foram relatadas pela primeira vez em um tuíte da Token Analyst, empresa de análises relacionadas ao criptomercado com sede em Londres.

A maioria das corretoras listadas (Binance, Bitstamp, Bittrex e Poloniex) têm valores similares quando analisadas a entrada e saída de fundos. No entanto, a Bitmex é notável por sua disparidade, com apenas $12 milhões entrando, enquanto $85 milhões foram retirados.

Alguns especularam que isso foi devido um movimento de pânico. Ontem foi noticiado que a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) está investigando a corretora.

Por isso, alguns acreditam que muitos clientes podem ter tirado seus Bitcoins de dentro da exchange. No entanto, muitos argumentaram que, considerando o volume de BTC na plataforma Bitmex, essa é uma movimentação completamente normal.

Analisando um gráfico postado por um usuário do Twitter, é possível ver momentos parecidos no histórico de movimentação da companhia.

A investigação da CFTC relatada está sendo feita para descobrir se a Bitmex estava fornecendo serviços para traders dos Estados Unidos. Como as criptomoedas são consideradas commodities nos EUA, qualquer plataforma que permitisse a negociação por cidadãos dos EUA precisa ser registrada pela CFTC. A Bitmex não é registrada no tal órgão.

Os termos de serviço da plataforma listam os EUA como uma jurisdição restrita, e alguns clientes informaram que suas contas foram encerradas por suspeita de que fossem cidadãos dos EUA.

No entanto, como é de se imaginar, não é nem um pouco complicado para um trader de criptomoedas utilizar serviços de VPN para passar por qualquer barreira do tipo em sites. Na verdade, até o CEO da Binance, Changpeng Zhao, é um dos muitos que defendem o uso de VPNs durante todo o momento em que você está online.

É possível que os fluxos recentes da Bitmex representem traders norte-americanos retirando fundos da corretora para mantê-los fora da investigação com o CFTC. No entanto, é impossível afirmar isso com 100% de certeza.

Veja também: Um breve artigo sobre a história da criptografia: Princípio de funcionamento, Prova de conhecimento-zero e potencial impacto

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: