Em 6 meses, Brave dobra número de criadores de conteúdo

Em 6 meses, Brave dobra número de criadores de conteúdo

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 01 junho 2021

 

O número de publicadores de conteúdo usando o navegador Brave para monetização com propagandas mais do que dobrou nos últimos seis meses, segundo dados da BATgrowth, um site independente que coleta estáticas sobre o Brave.

De acordo com informações do site, mais de 35 mil novos criadores de conteúdo se uniram à plataforma desde o começo de outubro, elevando o número total de usuários para 60 mil. Pode ser um número baixo comparado à quantidade de usuários da internet, mas é um dado bem relevante quando consideramos o que o navegador Brave está tentando fazer.

Já no espectro dos usuários, o Brave é um navegador bastante popular, com mais de 20 milhões de downloads desde a última semana. O principal chamariz do navegador é que ele automaticamente bloqueia propagandas e nunca coleta dados de seus usuários.

Eventualmente a Brave pretende utilizar um sistema de propagandas selecionadas. A ideia é que as empresas paguem criadores de conteúdo de forma direta para “hostear” a propaganda em seus sites. O pagamento será feito através da moeda nativa da Brave, o Basic Atention Token (BAT).

A Brave anunciou nessa quinta-feira que o programa Brave Rewards foi lançando em beta para sistemas Android. A função ainda não está completamente disponível, mas os usuários poderão “dar gorjetas” para seus criadores de conteúdo favoritos usando tokens BAT. A contribuição pode ser única ou mensal.

Os criadores de conteúdo do Youtube continuam como o principal grupo verificado da Brave, com um total de 41 mil produtores monetizando seus conteúdos através do Brave Rewards. Os criadores com base em sites aumentaram de 6.5 mil para 14 mil nos últimos 6 meses.

A plataforma que mais apresentou crescimento foi o Twitch. Apesar dos criadores de conteúdo da plataforma ainda serem o menor grupo, eles foram os que mais cresceram em relação ao número inicial, com mais de 3 mil novos usuários desde outubro, um crescimento de quase 300%.

Apesar do crescimento ter sido gradual desde o final de 2018, houve um aumento repentino no meio de fevereiro desse ano. Com esse sistema, a Brave apresenta ao mercado e à internet uma nova forma de monetizar conteúdos e um caso de uso interessantíssimo para as criptomoedas.

Veja também: Bittrex International cancela IEO da RAID!