5 razões pelas quais a vitória de Joe Biden teve um impacto mínimo nas criptomoedas

5 razões pelas quais a vitória de Joe Biden teve um impacto mínimo nas criptomoedas

By Benson Toti - min. de leitura
Imagem do presidente eleito Joe Biden, usando máscara, fazendo um discurso diante de uma bandeira dos EUA

Desde a eleição nos Estados Unidos, o Bitcoin e o resto do mercado de criptomoedas têm tido muito sucesso. A semana passada Bitcoin quebrou seu recorde histórico em capitalização de mercado, levando muitos a prever que, antes do final do ano, ele poderia atingir a marca de $20.000.

As implicações de uma administração Biden nos mercados de criptomoedas não são claras até agora. Biden até agora não assumiu posições de política pública sobre criptomoedas, mas foi considerado por alguns como parcialmente envolvido na inspiração para encriptação e criptografia.

Na década de 1990, Biden era o presidente do comitê judiciário e apresentou dois projetos de lei de caráter encriptados. Alguns argumentam que isso levou à inspiração para mensagens criptografadas, um precursor supostamente importante para DLT e tecnologia de blockchain.

Parece que Biden recentemente suavizou sua posição sobre criptografia, argumentando que a privacidade dos dados do consumidor é uma questão importante. Sem criptografia, é difícil ver como os usuários da Internet podem proteger seus dados de terceiros maliciosos e da mídia social.

Aqui estão 5 razões pelas quais a vitória de Biden teve pouco impacto na recente ação do preço no mercado de criptomoedas:

Sem posições políticas

Biden fez poucas menções notáveis ​​a respeito do Bitcoin, ou criptomoeda em geral, em sua corrida presidencial. Claro, há questões mais urgentes no topo da agenda política em meio a uma pandemia e perspectiva econômica instável: em seu curso atual, os EUA correm o sério risco de perder qualquer tipo de vantagem competitiva que possam ter no espaço crypto.

A Ripple anunciou que mudará a localização de sua sede, devido a um ambiente regulatório hostil nos EUA, enquanto a SEC ainda está em pé de guerra contra criptomoedas, bloqueando repetidamente propostas de produtos de ETF criptografados, desmantelando os esforços da TON para Telegram, adiando o projeto Libra do Facebook e se recusando a classificar os tokens crypto como uma classe de ativos separada das ações.

Será interessante ver se os EUA continuarão neste caminho de ignorar e interromper o espaço crypto  nos próximos quatro anos, ou se “dinheiro inteligente” de investidores institucionais será capaz de dobrar a orelha de Biden e ajudar a criar um ambiente mais amigável.

Halving em Maio

Os ciclos do mercado são essenciais para entender os picos e baixos dos preços das criptomoedas. O halving do Bitcoin em maio, o que reduziu os prêmios dos mineiros pela metade, é indiscutivelmente um precursor muito mais poderoso para a recente alta de preços do que as eleições nos Estados Unidos.

Não está claro se Satoshi Nakamoto planejou deliberadamente que os halvings ocorressem em anos eleitorais, mas o fato de que isso ocorre torna mais difícil avaliar o impacto da eleição dos EUA nas oscilações do mercado.

Algumas fontes sugeriram que o enorme crash que vimos em março foi devido a uma venda de mineradores na rede Bitcoin, e não devido ao pânico do mercado causado pela introdução de medidas anti-covid.

A teoria afirma que, antes do halving, os mineradores sabiam que teriam de vender quando o preço ainda fosse relativamente alto (cerca de $ 9.000 – $ 10.000) antes de sua recompensa cair.

A prova? Muito do Bitcoin que foi vendido era “novo” Bitcoin, de acordo com a análise do blockchain, portanto, isso exclui a liquidação do mercado, pois eles tendem a conter bitcoins mais antigos.

Suporte do PayPal

O anúncio de que o PayPal oferecerá suporte total ao Bitcoin (e algumas outras criptomoedas) no próximo ano foi uma grande notícia para a indústria crypto em termos de esforços de adoção.

A plataforma provavelmente deu o salto em parte devido à crescente confiança que a criptomoeda está ganhando ano após ano, e também devido às dificuldades do PayPal, enquanto o mercado deixa seu modelo de negócios para trás; Apple e Google Pay são serviços que provavelmente afastaram os clientes da plataforma de pagamento online.

No entanto, o suporte à criptomoeda pode ser um arranjo mutuamente benéfico, tanto para o PayPal expandir sua base de clientes, quanto para emprestar legitimidade à criptomoeda para investidores de varejo atualmente em dúvida.

Investimento institucional

O outro fator que provavelmente teve um impacto muito mais significativo do que a vitória presidencial de Biden é a integração de investidores institucionais.

Greyscale e Square aumentaram suas participações em bilhões de dólares, em uma mudança que causou um grande aumento no mercado tradicional de investimentos. Existem várias razões possíveis para isso, mas antes de mais nada é graças ao Bitcoin provando sua capacidade de enfrentar os recentes problemas econômicos causados ​​pela pandemia, bem como o ciclo de mercado do Bitcoin se aproximando de seu próximo ciclo de alta.

Os investidores institucionais estão muito familiarizados com o funcionamento dos ciclos de mercado. Eles usam as mesmas técnicas de compra e venda em outros mercados. Isso pode significar que eles vêem o Bitcoin como uma excelente oportunidade para vender seus ativos crypto no momento certo de realizar seus lucros após a recente fase de acumulação.

A outra razão pela qual os investidores americanos podem estar entrando no mercado é devido às preocupações com o Federal Reserve emitindo mais dólares americanos para pagar por pacotes de estímulo. Isso poderia ter como consequência a desvalorização do dólar norte-americano no longo prazo, o que a compra de um ativo como o Bitcoin permitirá que os investidores se protejam da inflação e da devolução de seus ativos fiduciários.

As moedas digitais do Banco Central estão ao virar da esquina

China, Bahamas e muitos outros países estão muito à frente dos EUA em termos de CBDC – outra razão pela qual os EUA podem temer ser deixados para trás – os projetos, no entanto, emprestam legitimidade ao crypto do ponto de vista bancário e de investimento.

Nos últimos anos, os bancos examinaram mais de perto os possíveis usos de blockchain e DLT, e seu apoio poderia ser o divisor de águas para encorajar investimentos generalizados em todo o setor bancário.