4 indicadores técnicos mais comuns para analisar o preço de uma criptomoeda

4 indicadores técnicos mais comuns para analisar o preço de uma criptomoeda

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 agosto 2020

A análise técnica é a principal ferramenta que os investidores usam para entender em qual direção os preços das criptomoedas se moverão.

Juntamente com uma sólida análise fundamental, a análise técnica pode ajudar a planejar trocas, mitigar riscos e melhorar os lucros. Dependendo do setor e das condições do mercado, existem sinais e métricas que funcionam melhor.

Este artigo explora 4 dos indicadores técnicos mais comuns para analisar uma criptomoeda.

Médias móveis simples

Em um mercado volátil como o das criptomoedas, é importante ter uma representação gráfica do quadro geral. Às vezes, um gráfico típico de velas não é suficiente para fornecer uma visão geral da ação do preço. É aqui, portanto, que as médias móveis entram em jogo. Existem vários tipos, mas o mais comum é a média móvel simples ou SMA (simple mean average, de acordo com a redação em inglês).

Essas médias são calculadas adicionando os preços de fechamento ao longo de um período e dividindo-os pelo número de períodos. Portanto, forma-se uma curva que, em termos muito gerais, nos dá uma idéia da tendência iminente. Se a curva se mover para cima, o preço poderá seguir uma tendência de alta e vice-versa. Os períodos de tempo mais comuns utilizados são as médias móveis de 50, 100 e 200 dias (SMA50, SMA100 e SMA200). Isso nos dá uma idéia da ação do preço no curto, médio e longo prazo.

Antes de serem adicionados a um gráfico, os dados são configurados em períodos diários. É importante observar que as médias móveis de longo prazo, por exemplo, o SMA200 funcionará apenas com criptomoedas com dados que datam de pelo menos um ano, portanto, novas criptomoedas não podem ser analisadas dessa maneira.

Portanto, a média móvel funciona melhor para moedas como Bitcoin ou Ethereum, que já estabeleceram tendências de preços.

Para obter perspectivas em momentos diferentes, geralmente as diferentes médias móveis são exibidas simultaneamente. É importante identificá-los e compreendê-los antes de adicioná-los a um gráfico. Neste exemplo, as médias móveis do preço do Litecoin vs. Todos os USD foram adicionados ao gráfico: curva azul (SMA50), curva vermelha (SMA100), curva verde (SMA200).

Cruzes em médias móveis

Uma das vantagens de adicionar todas as três médias móveis a um único gráfico é que podemos detectar cruzamentos.

Os cruzamentos são um dos segredos mais bem guardados dos operadores profissionais e, em muitos casos, podem ser muito eficazes. De fato, eles indicam uma fuga em uma tendência e, portanto, são considerados um forte sinal de alta ou baixa.

Os cruzamentos mais eficazes são aqueles que ocorrem entre o SMA50 e o SMA200:

  • Death Crossover (cruzamento da morte): ocorre quando o SMA50 está acima do SMA200 e cruza para baixo. É um sinal de baixa que geralmente indica que um período de pressão de venda chegará em breve.
  • Golden Crossover (cruzamento de ouro): o sinal de alta que os comerciantes estão procurando. Aqui, o SMA50 cruza o SMA200 para cima, indicando que os compradores entrarão no mercado e aumentarão o preço.

Acima, o gráfico de velas pelo preço do bitcoin mostra uma cruz de ouro e uma cruz da morte. Também demonstra como esses indicadores são úteis para detectar mudanças precoces de tendência na ação dos preços a médio prazo.

RSI ou índice de resistência relativa

Um dos indicadores mais importantes e poderosos para análise de ativos financeiros. A prestigiosa empresa Fidelity define da seguinte forma:

“O índice de força relativa é um oscilador de momento que mede a velocidade e as mudanças nos movimentos de preços”.

RSI é uma métrica percentual que varia de 0 a 100. Além de nos dar uma idéia das tendências, o uso mais comum do RSI é determinar quando um ativo tem mais chances de ser sobrecomprado ou vendido em excesso.

Tradicionalmente, quando o RSI quebra a barreira de 70%, o instrumento é considerado sobrecomprado, o que significa que uma liquidação pode ser iminente.

Em outras palavras, os compradores têm sido agressivos demais na abertura de posições longas e o poder de compra começa a acabar indicando uma correção técnica descendente, algo que os traders podem aproveitar ao abrir suas posições de negociação.

Quando o RSI cai abaixo de 30%, diz-se que o instrumento está sobrevendido. Isso pode indicar uma possível recuperação ascendente na forma de uma correção ou reversão técnica. No entanto, esses são níveis aproximados e alguns analistas preferem movê-los para os extremos (80% e 20%, por exemplo). Em tendências muito fortes, o RSI pode permanecer mais tempo em áreas com sobre-venda ou sobrecompra.

Dependendo do período de tempo das velas no gráfico, o RSI pode indicar condições de curto ou longo prazo. Geralmente é usado para velas com mais de 4 horas de duração.

O RSI é muito fácil de detectar e analisar. Neste gráfico diário do Ethereum, é claramente visto que o RSI cai na zona de sobrecompra e depois na zona de sobrevenda, com reações de preço bastante consistentes.

Volume e order book

O volume de compras e vendas pode nos ajudar a identificar ações de preço de baixa ou alta. Estes dependem da plataforma escolhida e são os melhores indicadores técnicos para criptomoedas quando provenientes de uma bolsa com alta liquidez.

Os order books (ou seja, livro de pedidos ou livros de negociação) fornecem informações em tempo real sobre onde está localizada a maioria dos pedidos limitados de compra e venda. Isso pode dar uma idéia geral de compra e venda de “muros”, que podem atuar como outra forma de apoio e resistência.

No entanto, dados como esses não devem ser tomados literalmente, particularmente em mercados tão rápidos e voláteis

O Coinbase Pro exibe um livro de pedidos ao vivo, com um gráfico de profundidade. Aqui você pode procurar aumentos incomuns de volume a um preço específico, indicando sua intenção de comprar ou vender de investidores institucionais.

Outros indicadores de interesse

Em nosso artigo “Como detectar quando uma criptomoeda está prestes a explodir”, você encontrará outros indicadores fundamentais que podem complementar sua avaliação e melhorar seus resultados.

Onde você pode analisar esses gráficos?

A plataforma por excelência para análise técnica é o TradingView. No entanto, muitas bolsas e corretores oferecem suas próprias ferramentas para avaliar indicadores, como volume ou livro de pedidos. A tabela a seguir mostra alguns dos mais populares: